Funcionalidades no Moodle: mudanças entre as edições

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No âmbito do desenvolvimento de ''software'', entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)<ref>IEEE COMPUTER SOCIETY. '''IEEE 829''': IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: <nowiki>http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf</nowiki>. Acesso em: 24 dez. 2022.</ref>. O Moodle, configurando-se como um sistema ''online'' para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento.
No âmbito do desenvolvimento de ''software'', entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)<ref>IEEE COMPUTER SOCIETY. '''IEEE 829''': IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: <nowiki>http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf</nowiki>. Acesso em: 24 dez. 2022.</ref>. O Moodle, configurando-se como um sistema ''online'' para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento.



Edição das 15h10min de 23 de junho de 2023

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No âmbito do desenvolvimento de software, entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)[1]. O Moodle, configurando-se como um sistema online para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento.

As principais funcionalidades nativas1 ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:

Funcionalidade Descrição
Papéis Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.
Contextos Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.
Curso (sala virtual) O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online.
Grupos São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.
Blocos Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.
Restrições de acesso Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.
Acompanhamento de conclusão Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento.
Notas Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.
Plugins Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.
Parâmetros de configuração Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.

1  Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA.

  1. IEEE COMPUTER SOCIETY. IEEE 829: IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.