Cursos MOOC: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 17: | Linha 17: | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first">Por que um curso MOOC?</li> | <li class="item first">Por que um curso MOOC?</li> | ||
<li class="item">O que caracteriza um curso MOOC? | <li class="item">[[O que caracteriza um curso MOOC?]] | ||
</li> | </li> | ||
<li class="item">Por que um curso MOOC no Moodle? | <li class="item">Por que um curso MOOC no Moodle? |
Edição das 18h22min de 3 de julho de 2023
O que são cursos MOOC?
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:
O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.
Metodologia
Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.
Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC (Massive Open Online Courses) ou Curso Aberto, mais especificamente o Curso de Ambientação para EaD, com carga horária de 20h.
A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.
Requisitos: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (com papel de professor).
Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento
- Por que um curso MOOC?
- O que caracteriza um curso MOOC?
- Por que um curso MOOC no Moodle?
- Instituições que ofertam cursos MOOC
- A autoformação no IFG
- Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC
- Planejamento do curso e organização do material
- O planejamento do curso
- O repositório de trabalho (arquivos e diretórios)
- Mapa de atividades
- Orientações (organização do curso)
- O que o estudante vai aprender no curso?
- Questionários avaliativos
Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos
- As configurações iniciais na sala virtual
- Parâmetros de configuração da sala (menu configurações)
- Adicionando os blocos laterais
- Alterando o editor de textos para o ATTO (opcional)
- Criando os rótulos do tópico zero (objetos visuais)
- Os canais de comunicação
- Página de orientações sobre o curso
- Percurso formativo: O que o estudante vai aprender neste curso!
- Criando a pesquisa para mapear o público do curso
- Os rótulos, orientações e organização dos tópicos
- Título e descrição dos tópicos
- Título e descrição do tópico 6 e do tópico de certificação
- Separadores de conteúdo
- Avisos de conclusão do tópico
- Blocos laterais de orientações e avisos (HTML)
No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas)
- Os materiais didáticos (recursos no Moodle)
- Quais recursos utilizar para disponibilizar os materiais do curso?
- Construindo os materiais de apoio (Páginas)
- O Glossário de termos como material didático
- Upload do material complementar (Arquivo)
- Disponibilizando os materiais de apoio (Links - URLs)
- As atividades formativas e avaliativas
- As atividades no Moodle: Quais vamos utilizar?
- Criando o fórum de apresentação (Tópico 1)
- Criando as atividades dos tópicos 2 e 3 (Páginas)
- Criando a base de dados (Tópico 5)
- Quiz do tópico 1 (Questionário)
- Quiz do tópico 2 (Palavra cruzada)
- Quiz do tópico 3 (Questionário)
- Quiz do tópico 4 (Questionário)
- Quiz Final (Questionário)
No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais
- A organização das notas e o certificado de conclusão
- Conferindo os valores das atividades e o somatório total do curso
- Criando o template do certificado: Canva e modelos prontos
- Criando e configurando o certificado no Moodle
- Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala
- Habilitando o acompanhamento de conclusão no curso
- Habilitando a conclusão nos materiais de estudo
- Habilitando a conclusão nas atividades
- Restringindo as atividades e os tópicos de acordo com com as conclusões
- Explicando melhor a estrutura das restrições no curso
- Criando a Pesquisa de avaliação do curso
- Configurando a emissão automática do certificado de conclusão
- Criando rótulos com avisos dinâmicos sobre a situação do estudante no curso
- Configurando o método de inscrição
- Ajustes finais no curso
- Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições
No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle
- E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento
- Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso
- Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)
- Orientações e dicas operacionais
- Desvendando o bloco "Progresso no curso”
- Pesquisa de avaliação do curso