|
|
Linha 10: |
Linha 10: |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Guilherme Ribeiro Rostas</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. [https://books.scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174-08.pdf Acesso]'''</td> | |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Guilherme Saramago de Oliveira
| |
| * Núbia dos Santos Saad</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''Educação a Distância on-line: novas perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. [https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/26/20 Acesso]'''<br> | |
| '''Trecho do resumo''': Este artigo, parte integrante de uma investigação de natureza bibliográfica, apresenta e analisa as principais ideias teóricas e práticas relacionadas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) [...]. O texto enfatiza as principais características e funções do ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as contribuições que pode possibilitar para a organização do trabalho docente e para o aprimoramento do processo de ensinar e aprender.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Cleber Cicero MagnagnagnoI
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Monica Parente RamosI Lucila
| |
| * Maria Pesce de OliveiraI</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. [https://www.scielo.br/j/rbem/a/VWzZ6BGGjVjhqywtrH5ckDJ/?format=pdf&lang=pt Acesso]'''<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' O presente artigo tem como objetivo estudar o uso dos recursos do Moodle e discutir seu potencial pedagógico em três cursos de especialização a distância da Universidade Federal de São Paulo. [...] O estudo concluiu que, embora o Moodle tenha como focos principais a interação e construção colaborativa de conhecimento [...] o processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao uso do Moodle e das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, parece ter assumido uma tendência mais próxima das premissas da abordagem tradicional de ensino.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Simone Fernandes Gonçalves
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Amanda Cristiane Naves
| |
| * Edneusa Lima Silva</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''Uso da plataforma Moodle como recurso de mediação pedagógica nos cursos de graduação da faculdade SulFluminense. [https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700/513 Acesso]'''<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Claudia Aparecida Rosário dos Santos
| |
| * Ângela Maria Sebastião Nardin</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''Conhecendo a plataforma Moodle e suas ferramentas para o ensino e aprendizagem. [https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6519/2508 Acesso]'''<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' Esse artigo é dividido em três subtítulos, onde um explicará como funciona o ''software'', as ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem e, por fim, uma mostra de instituição que se utiliza da plataforma para trabalhos, ''quizzes,'' questionários e fóruns, que são algumas das ferramentas encontradas no software.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Sandra Regina Santana Costa
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| *
| |
| * Barbara Cristina Duqueviz
| |
| * Regina Lúcia Sucupira Pedroza</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. [https://www.scielo.br/j/pee/a/NwwLwRTRTdBDmXWW4Nq7ByS/?format=pdf&lang=pt Acesso]'''<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Fabiana dos Santos Almeida
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Daniela da Costa Britto Pereira Lima
| |
| * Kelly Cristina da Silva Ruas</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''O uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. [https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1442/835 Acesso]<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' O artigo apresenta a análise de aspectos que possibilitam a inserção das tecnologias digitais nas duas primeiras etapas da Educação Básica, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir da elaboração e implantação de políticas públicas no Brasil.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Paula Diogo Oliveira
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Ana Margarida Veiga Simão
| |
| * Paula Costa Ferreira</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. [https://www.scielo.br/j/cp/a/YwWxm7hXkXgd5DnbH4Y9tcv/?format=pdf&lang=pt Acesso]<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| * Paula Bianchi
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td> |
| | |
| * Giovani De Lorenzi Pires</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''A inserção curricular das TIC na formação de professores. [https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6736/pdf Acesso]<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' O presente trabalho investiga a sua inserção curricular na formação de professores em três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. [...] Concluímos que a futura geração de professores, que está sendo formada atualmente pelos currículos das universidades investigadas tende a continuar com profundas dificuldades em intervir pedagogicamente com as ferramentas tecnológicas no contexto escolar.</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"> | | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
| | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td> |
| * José de Pinho Alves Filho
| |
| * Elcio Schuhmacher</td>
| |
| <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. [https://www.scielo.br/j/ciedu/a/CQDVrhwXNPYtWzyzSTk4XFf/?format=pdf&lang=pt Acesso]'''<br> | |
| '''Trecho do resumo:''' Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. [...] Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático [...].</td>
| |
| </tr> | | </tr> |
| <tr> | | <tr> |