Organização dos objetos na sala virtual: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
Linha 17: | Linha 17: | ||
{| class="wikitable" | {| class="wikitable" | ||
|'''1: Tópico introdutório''' | |'''1: Tópico introdutório''' | ||
|Espaço inicial da sala virtual e | |Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo da que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado. | ||
|- | |- | ||
|'''2: Informações importantes''' | |'''2: Informações importantes''' | ||
| | |Espaço onde serão postadas informações para que o aluno conheça a disciplina. São importantes para conhecer a metodologia, as datas e atividades da disciplina. | ||
|- | |- | ||
|'''3: Fóruns de comunicação''' | |'''3: Fóruns de comunicação''' | ||
| | |Espaço para os fóruns de comunicação. O primeiro (fórum de notícias) é um canal de comunicação do professor com os alunos, ou seja, é através dele que você poderá postar notícias e avisos aos seus alunos. | ||
Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las. | |||
|- | |- | ||
|'''4: Materiais de apoio''' | |'''4: Materiais de apoio''' | ||
| | |Espaço onde serão postados materiais mais gerais que compõe a disciplina. Apostilas, livro texto, sínteses, links, vídeo aulas, dentre outros. | ||
|} | |} | ||
Edição das 11h47min de 24 de julho de 2017
Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.
Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas:
Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo. Por exemplo:
Tópico introdutório
Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina.
Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação, isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.
A saber:
1: Tópico introdutório | Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo da que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado. |
2: Informações importantes | Espaço onde serão postadas informações para que o aluno conheça a disciplina. São importantes para conhecer a metodologia, as datas e atividades da disciplina. |
3: Fóruns de comunicação | Espaço para os fóruns de comunicação. O primeiro (fórum de notícias) é um canal de comunicação do professor com os alunos, ou seja, é através dele que você poderá postar notícias e avisos aos seus alunos.
Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las. |
4: Materiais de apoio | Espaço onde serão postados materiais mais gerais que compõe a disciplina. Apostilas, livro texto, sínteses, links, vídeo aulas, dentre outros. |
Tópico 1
A saber:
1: Tópico 1 | |
2: Introdução do tópico | |
3: Materiais de apoio | |
4: Atividades |