Organização dos objetos na sala virtual: mudanças entre as edições
Linha 72: | Linha 72: | ||
<td style="width: 70px; border-right: none; padding: 8px;">[[Arquivo:Notepad.png|centro]]</td> | <td style="width: 70px; border-right: none; padding: 8px;">[[Arquivo:Notepad.png|centro]]</td> | ||
<td style="border-right: none; padding: 8px;">'''Dica!''' | <td style="border-right: none; padding: 8px;">'''Dica!''' | ||
Adotar um padrão ao dispor os objetos nos tópicos deixa a sala virtual mais "amigável" e organizada. Isso cria uma identidade com o aluno. | |||
</td> | </td> | ||
</tr> | </tr> | ||
</table> | </table> | ||
</div> | </div> |
Edição das 13h36min de 24 de julho de 2017
Além de otimizar o espaço da sala virtual, é importante também organizar os objetos (recursos e atividades) de maneira que a navegação seja objetiva e intuitiva. Uma sala virtual bem organizada garante que os estudantes, sem muito esforço, entendam por exemplo, quais materiais precisam ser lidos e quais atividades precisam ser feitas em um determinado intervalo de tempo. É importante também garantir que em caso de dúvidas, os estudantes saibam onde e a quem recorrer.
Portanto, ao organizar os recursos e as atividades na sala virtual, o professor deve se colocar no lugar do estudante e responder a três perguntas:
Em resumo, o estudante precisa se situar dentro da sala virtual, de maneira que ele saiba o que fazer, quando fazer, e, em caso de dúvidas, saber a quem recorrer. Se conseguir responder as três perguntas sem precisar pensar muito, parabéns, você está no caminho certo. Por exemplo:
Fique atento!
Os materiais e a forma em que os objetos serão postados na sala virtual ficam a cargo do professor, limitando-se apenas à sua imaginação e ao seu conhecimento técnico sobre o Moodle. O objetivo desta seção é apresentar possibilidades e abrir os olhos para diferentes formas de dispor os objetos na sala. Mas é importante deixar claro que o professor tem total autonomia nesse processo! |
Tópico introdutório
Tópico inicial ou tópico introdutório. É o espaço inicial da sala virtual, e, em geral, onde são postadas as informações gerais sobre a disciplina. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado.
Observe que o conteúdo do tópico está compartimentado em subtemas e cada um com sua devida identificação, isso permite que o estudante saiba onde buscar cada informação. Além disso, esse modelo de organização cria um fluxo de pensamento e prepara o estudante para o desenvolvimento da disciplina.
A saber:
1: Tópico introdutório | Espaço inicial da sala virtual e deve conter informações gerais sobre a disciplina. Tem a função de preparar o estudante para o conteúdo da que virá a seguir. Este é o único tópico da sala que não pode ser ocultado. |
2: Informações importantes | Espaço onde serão postadas informações para que o aluno conheça a disciplina. São importantes para conhecer a metodologia, as datas e atividades da disciplina. |
3: Fóruns de comunicação | Espaço para os fóruns de comunicação. O primeiro (fórum de notícias) é um canal de comunicação do professor com os alunos, ou seja, é através dele que você poderá postar notícias e avisos aos seus alunos.
Os estudantes não têm permissão para postar nesse fórum. O segundo (fórum de dúvidas) é um canal de comunicação entre os alunos e o professor, nele os alunos postarão dúvidas diversas e fica a cargo do professor respondê-las. |
4: Materiais de apoio | Espaço onde serão postados materiais mais gerais que compõe a disciplina. Apostilas, livro texto, sínteses, links, vídeo aulas, dentre outros. |
Tópico 1
Ao desenvolver esta disciplina, optamos por dividi-la por tópicos, onde cada tópico faz referência a um assunto. Esta divisão fica a cargo do professor.
A saber:
1: Tópico 1 | Espaço em que será disposto o conteúdo referente ao primeiro assunto desta disciplina. |
2: Introdução do tópico | É importante que a parte inicial seja uma introdução ao conteúdo do tópico. Para isso, foram utilizados um rótulo e uma página web. |
3: Materiais de apoio | São os materiais que façam referência ao estudo deste tópico. Ou seja, é tudo aquilo que você quer que o aluno tenha acesso para o desenvolvimento deste tópico de estudo. |
4: Atividades | São as atividades sobre o assunto descrito no tópico. |
Tópico 2
Similar ao tópico 1, mas com outro objeto de estudo.