Base de dados: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
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= Vídeo aula =
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Recomendamos que leia também os tópicos abaixo para entender melhor como funciona a atividade Base de Dados.
Esta vídeo aula explica passo a passo o processo de criação e configuração de uma Base de dados no Moodle. Além desta vídeo aula, recomendamos que leia atentamente os tópicos abaixo, eles explicam detalhadamente cada item de configuração desta atividade.


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Edição das 15h08min de 26 de setembro de 2017

Basededados-icone.png
A atividade de base de dados permite que os participantes criem, mantenham e procurem registros. A estrutura das entradas é definida pelo professor, ele pode definir os tipos de campo, que incluem: caixa de seleção, botões de rádio, menu dropdown, área de texto, URL, imagem e arquivo enviado.

O layout de visualização destas entradas também é totalmente customizável, limitando-se apenas a criatividade do professor e ao conhecimento técnico sobre a ferramenta. Atividades de base de dados podem ser compartilhados entre os cursos e um professor pode também importar e entradas de banco de dados e exportá-las para outro banco.

Esta atividade tem muitos usos, tais como:

  • Uma coleção colaborativa de links da web, livros, resenhas de livros, referências de jornal etc.
  • Para exibir apresentações aos estudantes: fotos, cartazes, sites ou poemas para comentário dos pares e avaliação.

A partir de agora assumimos que a sala esteja em modo de edição.

Vídeo aula

Esta vídeo aula explica passo a passo o processo de criação e configuração de uma Base de dados no Moodle. Além desta vídeo aula, recomendamos que leia atentamente os tópicos abaixo, eles explicam detalhadamente cada item de configuração desta atividade.

Adicionando uma Base de dados

Caminho: Adicionar uma atividade ou recurso > Base de dados. (pode ser feito em qualquer tópico/seção)

Adicionar-basededados.png

Ao selecionar a atividade, basta clicar em "Adicionar". Após isso é necessário configurar as opções de apresentação da Base de dados:

Geral

Adicionar-basededados-geral.png

O campo "Nome" é obrigatório, ele vai dizer com qual nome a atividade vai ser apresentada no corpo da sala.

O campo "Descrição" não é obrigatório, embora, neste caso, seja muito importante. Seu objetivo é apresentar informações e orientações sobre a atividade. Esse texto aparecerá quando o participante acessar a atividade.

Caso a opção "Exibir descrição na página do curso" esteja marcada, o texto do campo descrição também aparecerá no corpo da sala, logo abaixo da atividade. Mas atenção, caso seja um texto muito extenso, recomenda-se que essa opção permaneça desmarcada.

Itens

Adicionar-basededados-itens.png
  • Aprovação Necessária - As entradas devem ser aprovadas pelo professor antes que sejam acessíveis aos estudantes? Isto é útil para moderar a publicação de conteúdos que podem ser potencialmente ofensivos ou impróprios.
  • Permitir comentários - Permite que os usuários comentem cada item do banco de dados individualmente.
  • Entradas necessárias para a conclusão - O número de itens obrigatórios que um participante deve enviar. Os usuários verão um lembrete se eles não submeteram o número requerido de itens. A atividade não será considerada completa antes que o usuário tenha enviado o número requerido de itens.
  • Itens obrigatórios antes da visualização - O número de itens que um participante deve enviar antes que lhe seja permitido acessar itens criados por outros usuários nesta atividade de banco de dados.
  • Número máximo de entradas - O número máximo de itens que um aluno pode criar nesta atividade.

Disponibilidade

Configura o prazo em que a atividade ficará "aberta" aos estudantes.

Adicionar-basededados-disponibilidade.png

A saber:

Permitir envios a partir de Caso habilitado, os estudantes não terão disponibilidade para enviar antes desta data.
Data de entrega Caso habilitado, define a data final para o envio da atividade. Esta configuração não bloqueia o envio após esta data, mas os envios serão marcados como "atrasado".
Data limite Caso esteja habilitada, a tarefa não aceitará envios após esta data.
Sempre exibir descrição Se desabilitado, a descrição somente ficará visível aos estudantes a partir da data configurada em "Permitir envios a partir de".

Avaliações

Adicionar-basededados-avaliacoes.png

A saber:

Papéis com permissão para avaliar Lista os papéis com permissão de avaliar as postagens. Por padrão, os estudantes não possuem essa permissão.

Os papéis só serão mostrados após a atividade ser salva.

Tipo agregado O tipo de agregação define como as avaliações são combinadas para compor a nota final da atividade.
  • Média das avaliações: A nota final da atividade será a média das avaliações dos posts feitos pelo estudante.
  • Contagem das avaliações: O número de posts avaliados geram a nota final. Note que o total não pode exceder a nota máxima da atividade.
  • Avaliação máxima: o post avaliado com nota mais alta se torna a nota final da atividade.
  • Avaliação mínima: o post avaliado com nota mais baixa se torna a nota final da atividade.
  • Soma: as notas dos posts são somadas para compor a nota final da atividade. Note que o total não pode exceder a nota máxima da atividade.
  • Nenhuma avaliação: caso esta opção esteja selecionada, a atividade não será avaliativa e não aparecerá no livro de notas.
Escala Configura o tipo de nota (escala ou numérica) que será utilizado na atividade. As opções só serão habilitadas se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação".
  • Tipo: Escolhe o tipo de nota a ser utilizada na atividade. A opção "Escala" se refere a conceitos em detrimento de notas numéricas, como por exemplo, "Insuficiente, Bom,Ótimo, Excelente". Entretanto, esta opção demanda configurações prévias das escalas. A opção "Pontos" (recomendada), diz ao ambiente que a referida atividade terá sua nota em escala numérica, por exemplo (0 à 100).
  • Escala: Somente habilitada se a opção "Escala" estiver selecionada. Nesta opção, será escolhida a escala a ser utilizada como critério de conceito. Esta opção demanda configurações prévias das escalas.
  • Pontuação máxima: Somente habilitada se a opção "Pontos" estiver selecionada. É basicamente onde o professor irá configurar o valor da atividade. Recomenda-se que este valor esteja na escala de 0-100.
Permite avaliações apenas para os itens com datas neste intervalo: Somente habilitado se o campo "Tipo agregado" for diferente de "Nenhuma avaliação". Caso habilitado, vai dizer ao sistema que somente os posts feitos dentro deste intervalo é que poderão ser avaliados.

Observação: Esta configuração não bloqueia os posts antes ou depois deste período, apenas não aparecerá a opção para avaliá-los.

Notepad.png
Tome nota!

Para atribuição de notas recomenda-se o uso pontos, ou seja, notas numéricas. Isso facilita para quem estiver avaliando e também para o aluno, que conseguirá interpretar melhor sua nota.

O uso de escalas deverá ser feito por usuários com nível de conhecimento avançado no Moodle, ou mediante orientação da equipe pedagógica do projeto.

Resultado da Base de Dados

O resultado da Base de Dados no corpo da página é o seguinte:

Basededados-final.png

Editando a Base de Dados

Após adicionar a atividade, é possível alterá-la a qualquer momento. Para isso, no corpo da sala e com o modo de edição ativado, basta clicar em "Editar > Editar configurações"

Basededados-editar.png