Aproveitamento do espaço: mudanças entre as edições
Linha 1: | Linha 1: | ||
Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina. | O Seja qual for o [[Formatos de sala|formato de sala]], é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina. | ||
Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil. | Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil. | ||
Linha 12: | Linha 12: | ||
Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade. | Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade. | ||
A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta | A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta o entendimento por parte do estudante. | ||
|} | |} | ||
Linha 30: | Linha 30: | ||
== Colocar muita informação nos rótulos == | == Colocar muita informação nos rótulos == | ||
[[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rotulos.png|borda]] | [[Arquivo:Aproveitamento do espaço - Rotulos.png|borda]] | ||
{| class="wikitable" | |||
|[[Arquivo:Warning.png|150x150px]] | |||
|'''Problemas nesse tipo de organização do espaço:''' | |||
Além de transmitir informações, os rótulos são muito importantes para organização da sala e contribuem também para deixa-la com um visual mais atraente, entretanto, devem ser usados com cuidado! | |||
Informações extensas deixam o tópico muito grande e . Quando a sala tem muitos tópicos, isso | |||
|} |
Edição das 14h24min de 23 de janeiro de 2018
O Seja qual for o formato de sala, é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.
Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil.
A seguir, apresentaremos alguns erros (ou práticas) muito comuns e que podem facilmente serem corrigidos (ou melhoradas):
Colocar todos os objetos em um único tópico
Estes mesmos recursos e atividades, dispostos de maneira a utilizar a totalidade do espaço da sala:
Além de utilizar melhor o espaço da sala, outra prática importante é organizar os objetos na sala virtual para melhorar a compreensão de quem estiver participando da disciplina. Para entender melhor, consulte a seção organização dos objetos na sala virtual.