Guia para desenvolvimento de disciplinas EaD: mudanças entre as edições
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[[Arquivo:Bibliografia_em_tópicos.png|borda]]<div style="font-size: 17px;line-height: 1.6;text-align: justify;background: #ffe1e1;color: #101010;padding: 10px 20px;margin-bottom: 10px;border: 2px solid #ff0000;"> | [[Arquivo:Bibliografia_em_tópicos.png|borda]]<div style="font-size: 17px; margin-top: 10px; line-height: 1.6;text-align: justify;background: #ffe1e1;color: #101010;padding: 10px 20px;margin-bottom: 10px;border: 2px solid #ff0000;"> | ||
<p> | <p>As referências e citações devem ser usadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Atente-se para as questões de direitos autorais (Lei nº. 9610/98) e plágio (Lei nº. 10695/2003).</p> | ||
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Edição das 22h49min de 26 de fevereiro de 2020
Professor, este é seu ponto de partida!
O guia tem objetivo de nortear o desenvolvimento de disciplinas para cursos na modalidade EaD.
Orientações Gerais
Diante das especificidades do ensino a distância, elencamos abaixo algumas orientações iniciais para o planejamento da disciplina EaD:
- Conheça o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do qual sua disciplina fará parte;
- Adeque as atividades ao contexto e público-alvo do curso;
- Escreva usando uma linguagem dialógica;
- Na elaboração das avaliações, preze pela clareza, objetividade e coerência dos enunciados. Nas questões objetivas, evite usar “verdadeiro ou falso”, “nenhuma das alternativas”, opções “exceto, incorreta”. Elabore questões com quatro alternativas, sendo somente uma correta. Mais informações sobre a elaboração de questões podem ser consultadas no Manual de Questões do IFG, disponível no repositório do professor;
- Atente-se para o cumprimento dos prazos de preenchimento dos templates no repositório do professor. Isso garantirá a revisão do material por parte da coordenação de curso e a qualidade na construção/montagem da sua sala de aula virtual por parte da equipe de apoio da Diretoria de EaD. No anexo I é possível consultar o fluxo de desenvolvimento das disciplinas.
- Quer conhecer um pouco mais sobre o Moodle? acesse o GuiaEaD do IFG: http://guiaead.ifg.edu.br
- Ao preencher os documentos online, evite colar conteúdos diretamente de páginas da internet ou arquivos, pois eles carregam formatações indesejadas. Todos os campos dos documentos online já possuem sua própria formatação, então quando for colar algum texto, use o atalho Ctrl + shift + v, ou, botão direito do mouse +
Repositório do professor
Repositório online contendo os modelos de arquivos, pastas e instruções necessárias para o desenvolvimento da disciplina.
Dentro desta pasta, estão os seguintes arquivos e subpastas:
Há de se notar, portanto, que todos os arquivos editáveis são modelos de documentos Google, isso garante que a equipe gestora do curso e o professor tenha acesso ao material em tempo real e, principalmente, na mesma versão. Esta prática evita problemas na troca de arquivos e versões desencontradas.
A edição de todos os arquivos deve ser feita online, por meio do navegador, preferencialmente o Google Chrome.
Através da ferramenta do Google, é possível ainda fazer comentários em partes do texto, o que facilita de sobremaneira a validação/correção do material.
A seguir, detalharemos todo o conteúdo que deverá ser desenvolvido pelo professor.
Bibliografia
Materiais de estudo, bibliografia obrigatória, bibliografia complementar, e demais arquivos que compõem a bibliografia da disciplina devem ser postados nesta pasta. Os arquivos devem estar preferencialmente no formato PDF, nomeados com o título do texto, por exemplo: “o que é pós-modernidade.pdf”. Evite nomes como: arquivo1, textodofulano, artigo do tópico 1. |
É composta por subpastas cujo objetivo é agrupar a bibliografia de cada tópico:
As referências e citações devem ser usadas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Atente-se para as questões de direitos autorais (Lei nº. 9610/98) e plágio (Lei nº. 10695/2003).