Lançamento de notas no Q-Acadêmico: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Linha 85: Linha 85:


[[Arquivo:Lançamento da frequência e do conteúdo.png|borda]]
[[Arquivo:Lançamento da frequência e do conteúdo.png|borda]]
== Relação entre a carga horária e o número de aulas dadas ==
Disciplina A - Carga horária de 90 horas (5400 min/45 min = 120 aulas)
Atividades Presenciais (provas e outras): aproximadamente 8 horas (10 aulas)
Para o lançamento das aulas dadas e do conteúdo, recomendamos fazer a divisão das aulas em blocos de 10, conforme exemplo a seguir:
Lançamento das Atividades Presenciais: verificar lista de presença do encontro presencial ou se o(a) estudante possui nota na prova presencial. Lançar zero faltas ou 10 faltas;
Lançamento das Atividades EaD por tópico: Considerar a quantidade total de aulas do tópico para o(a) estudante que realizou alguma atividade no respectivo tópico (neste caso lançar zero faltas). Caso o(a) estudante não tenha realizado nenhuma atividade em determinado tópico, lançar o total de aulas do tópico em faltas (para o tópico de 20 aulas, 20 faltas; para o tópico de 30 aulas, 30 faltas).

Edição das 19h52min de 28 de fevereiro de 2020

Requisitos de acesso

Caso o usuário seja professor do Instituto Federal de Goiás, seu acesso ao Sistema Acadêmico Web é o mesmo do presencial (IFG-ID).

  • Nome de usuário: SIAPE
  • Senha: pessoal

Se o usuário for externo, convencionamos as seguintes credenciais:

  • Nome de usuário: CPF (somente os números)
  • Senha: @Mudar123

Login no Q-Acadêmico e acesso aos diários

Endereço: http://academicoweb.ifg.edu.br/ (Acesse o módulo Professor). Entre com login e a senha definida na etapa anterior. Após autenticar no sistema, acesse o menu "Meus diários":

Meus diários.png

Para que os diários apareçam, é necessário que o ano e período letivo estejam selecionados de acordo com o ano e período que a disciplina tenha sido ofertada.

Muda ano e período.png

Caso existam diários neste ano e período letivo, eles aparecerão conforme a imagem abaixo:

Imagem dos diários.png

Criando as avaliações

O próximo passo é a criação das categorias de nota (Avaliações), que são os instrumentos onde serão lançadas as notas e faltas. Para os cursos UAB, as categorias de nota são:

  • Atividades online: somatório das notas das atividades do Moodle em que os estudantes participam virtualmente durante a disciplina.
  • Atividades presenciais: somatório das notas das provas presenciais, apresentações de trabalhos, seminários, enfim, notas de atividades realizadas presencialmente.

Para exemplificar a criação das avaliações, vamos usar o diário da disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e do Trabalho, do polo Goiânia Oeste

Diário de Fundamentos Históricos.png

No menu de “Controle de Avaliações”, logo a sua direita, clique no link informado (NU). É por este menu que será criada cada avaliação.

Após acessar o menu de controle de avaliações, clique em “Inserir”, preencha os campos conforme a demonstração a seguir e crie a primeira avaliação (Atividades online):

Avaliação - Atividades online.gif

Descrição do procedimento:

  • Descrição da Avaliação: Atividades online;
  • Peso: 1;
  • Nota máxima: 6 (somatório dos valores das atividades online, em escala de 0-10)
  • Data: Último dia do prazo da última atividade online.

Após criarmos a avaliação "Atividades online", criaremos agora a avaliação "Atividades presenciais".

Avaliação - Atividades presenciais.gif

Descrição do procedimento:

  • Descrição da Avaliação: Atividades presenciais;
  • Peso: 1;
  • Nota máxima: 4 (somatório dos valores das atividades online, em escala de 0-10)
  • Data: data de aplicação da prova presencial.

Este procedimento resultará na criação das duas avaliações (instrumentos avaliativos):

Instrumentos avaliativos.png

Lançando as notas

Agora que as duas categorias de nota estão criadas, o próximo passo é o lançamento das notas. Para isso, clique no link “Lançar notas” referente a avaliação que se queira lançar:

Lançar notas.png

A tela para lançamento das notas é a seguinte:

Tela de lançamento das notas.png

Observe que no Moodle a nota varia entre 0 a 100 (cem) e, no Q-Acadêmico, varia entre 0 a 10 (dez). Para lançar as notas no Q-Acadêmico, o professor deve dividir a nota do Moodle por 10, considerando o resultado com duas casas decimais.

Lembre-se, este procedimento deverá ser feito nas duas categorias de nota (Atividades online e Atividades presenciais)

Após fazer os lançamentos, clique no botão “Salvar”.

Calculando as médias

Certificando-se que todas as notas deste diário estão lançadas, o próximo passo é a consolidação destas notas, que deverá ser feito clicando no botão “Calcular Média”.

Calculando as médias.png

Selecione então a forma de cálculo da média (1), que neste caso será soma e clique no botão “Calcular” (2). As médias serão geradas na coluna “Média”.

Após certificar-se que as médias estão de acordo com a nota final obtida no Moodle, clique no botão “Apropriar as médias selecionadas para a nota da etapa” (3).

Calculando as médias e posteriormente apropriando o diário.png

Ao apropriar as médias, o professor submete as notas ao registro acadêmico, isto significa que os lançamentos estarão disponíveis para serem visualizados pelos alunos, pais de alunos e registro acadêmico, nos diversos relatórios e sistemas utilizados pela instituição (Q-Acadêmico Dekstop, Q-Acadêmico Web, SUAP, VisãoIFG, IFG Mobile, etc).

Lançamento da frequência e do conteúdo ministrado

Para lançar a frequência dos estudantes e o conteúdo ministrado na disciplina, na tela “Meus diários”, vá até o menu “Frequência e conteúdo” e clique no menu (NU):

Lançamento da frequência e do conteúdo.png

Relação entre a carga horária e o número de aulas dadas

Disciplina A - Carga horária de 90 horas (5400 min/45 min = 120 aulas)

Atividades Presenciais (provas e outras): aproximadamente 8 horas (10 aulas)

Para o lançamento das aulas dadas e do conteúdo, recomendamos fazer a divisão das aulas em blocos de 10, conforme exemplo a seguir:

Lançamento das Atividades Presenciais: verificar lista de presença do encontro presencial ou se o(a) estudante possui nota na prova presencial. Lançar zero faltas ou 10 faltas;

Lançamento das Atividades EaD por tópico: Considerar a quantidade total de aulas do tópico para o(a) estudante que realizou alguma atividade no respectivo tópico (neste caso lançar zero faltas). Caso o(a) estudante não tenha realizado nenhuma atividade em determinado tópico, lançar o total de aulas do tópico em faltas (para o tópico de 20 aulas, 20 faltas; para o tópico de 30 aulas, 30 faltas).