Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 69: Linha 69:
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. [https://www.scielo.br/j/cp/a/YwWxm7hXkXgd5DnbH4Y9tcv/?format=pdf&lang=pt Acesso]<br>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. [https://www.scielo.br/j/cp/a/YwWxm7hXkXgd5DnbH4Y9tcv/?format=pdf&lang=pt Acesso]<br>
'''Trecho do resumo:''' Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle.</td>
'''Trecho do resumo:''' Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>

Edição das 13h03min de 3 de novembro de 2023

Artigos.png

Artigos sobre o Moodle e tecnologias educativas

Autores Artigo
  • Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas
  • Guilherme Ribeiro Rostas
O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. Acesso
  • Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Núbia dos Santos Saad
Educação a Distância on-line: novas perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo, parte integrante de uma investigação de natureza bibliográfica, apresenta e analisa as principais ideias teóricas e práticas relacionadas  ao  Ambiente  Virtual  de  Aprendizagem  (AVA) [...]. O texto enfatiza as principais características e funções do ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as contribuições que pode possibilitar para a organização do trabalho docente e para o aprimoramento do processo de ensinar e aprender.
  • Cleber Cicero MagnagnagnoI
  • Monica Parente RamosI Lucila
  • Maria Pesce de OliveiraI
Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Acesso
Trecho do resumo: O presente artigo tem como objetivo estudar o uso dos recursos do Moodle e discutir seu potencial pedagógico em três cursos de especialização a distância da Universidade Federal de São Paulo. [...] O estudo concluiu que, embora o Moodle tenha como focos principais a interação e construção colaborativa de conhecimento [...] o processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao uso do Moodle e das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, parece ter assumido uma tendência mais próxima das premissas da abordagem tradicional de ensino.
  • Simone Fernandes Gonçalves
  • Amanda Cristiane Naves
  • Edneusa Lima Silva
Uso da plataforma Moodle como recurso de mediação pedagógica nos cursos de graduação da faculdade SulFluminense. Acesso
Trecho do resumo: O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação.
  • Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva
  • Claudia Aparecida Rosário dos Santos
  • Ângela Maria Sebastião Nardin
Conhecendo a plataforma Moodle e suas ferramentas para o ensino e aprendizagem. Acesso
Trecho do resumo: Esse artigo é dividido em três subtítulos, onde um explicará como funciona o software, as ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem e, por fim, uma mostra de instituição que se utiliza da plataforma para trabalhos, quizzes, questionários e fóruns, que são algumas das ferramentas encontradas no software.
  • Sandra Regina Santana Costa
  • Barbara Cristina Duqueviz
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza
Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Acesso
Trecho do resumo: Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens.
  • Fabiana dos Santos Almeida
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima
  • Kelly Cristina da Silva Ruas
O uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. Acesso
Trecho do resumo: O artigo apresenta a análise de aspectos que possibilitam a inserção das tecnologias digitais nas duas primeiras etapas da Educação Básica, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir da elaboração e implantação de políticas públicas no Brasil.
  • Paula Diogo Oliveira
  • Ana Margarida Veiga Simão
  • Paula Costa Ferreira
A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle.