Restrições de acesso: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Linha 19: Linha 19:
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Papéis no Moodle|Papéis]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Conclusão da atividade</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Restringe/libera a atividade ou recurso usando como requisito a conclusão de outra atividade/recurso.
'''Importante: Esta opção só se torna disponível se o acompanhamento e conclusão de curso estiver habilitado nas configurações da disciplina. Dúvidas? Consulte a seção [[Acompanhamento e conclusão de curso]].'''
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Contextos no Moodle|Contextos]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Data</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Permite que a atividade ou recurso esteja disponível somente a partir de determinada data/hora ou até determinada data/hora.
'''Importante: não confunda a restrição por data com as configurações de abertura e fechamento que a maioria das atividades possuem.'''
 
'''Colocando uma restrição, os alunos não conseguirão nem clicar na atividade e, em alguns casos, a atividade ficará completamente escondida.'''
</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Curso (sala de aula virtual)|Curso (sala virtual)]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Nota</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo ''online''.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Requer que os alunos alcancem uma determinada nota em outra atividade para que, após isso, esta atividade fique disponível.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Grupos no Moodle|Grupos]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Grupo</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Restringe/libera a atividade ou recurso a membros de grupos específicos.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Blocos no Moodle|Blocos]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Perfil do usuário</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Restringe/libera a atividade ou recurso tendo como base algum campo do perfil do usuário. Nome, sobrenome, telefone, cidade, endereço de e-mail são exemplos de campos que podem ser utilizados.</td>
</tr>
</tr>
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Restrições de acesso]]'''</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Grupo de restrição</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Acompanhamento de conclusão]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu ''status'' naquele momento.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Notas no Moodle|Notas]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''''[[Plugins no Moodle|Plugins]]'''''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''Parâmetros de configuração'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.</td>
</tr>
</tr>
</table>
</table>

Edição das 00h07min de 7 de novembro de 2023

Restrições de acesso.png

As restrições de acesso configuram-se como estratégias que habilitam ou desabilitam determinado conteúdo baseado em um ou mais critérios. Em linhas gerais, essa funcionalidade possibilita que o professor restrinja determinadas atividades, recursos, ou mesmo tópicos inteiros, levando em conta critérios, como por exemplo, data, nota, grupo, campo do perfil do usuário, visualização/conclusão de recurso/atividade, ou até mesmo a combinação desses critérios. Esta funcionalidade é ideal para o desenvolvimento de percursos formativos automatizados, fazendo com que o conteúdo seguinte somente fique disponível após a interação com os recursos ou as atividades anteriores.

Pense na seguinte situação: o professor deseja aplicar duas avaliações aos seus alunos, mas quer que a segunda atividade fique disponível ao aluno somente após a conclusão da primeira. Esta situação pode ser resolvida utilizando restrições de acesso.

Outra situação: o professor dividiu os alunos dentro da sala em dois grupos, ele quer então que o grupo 1 tenha acesso à atividade 1, e o grupo 2 tenha acesso à atividade 2. Esta situação também pode ser resolvida utilizando restrições.

Configurando as restrições de acesso

Para habilitar restrições em atividades, recursos, ou mesmo em um tópico, acesse o menu "Restringir acesso". Este menu está nas configurações de qualquer objeto, seja recurso ou atividade.

Caminho: [Qualquer atividade ou recurso] > Editar > Editar configurações > Restringir acesso.

Restringir acesso 4.1.png

Funcionalidade Descrição
Conclusão da atividade Restringe/libera a atividade ou recurso usando como requisito a conclusão de outra atividade/recurso.

Importante: Esta opção só se torna disponível se o acompanhamento e conclusão de curso estiver habilitado nas configurações da disciplina. Dúvidas? Consulte a seção Acompanhamento e conclusão de curso.

Data Permite que a atividade ou recurso esteja disponível somente a partir de determinada data/hora ou até determinada data/hora.

Importante: não confunda a restrição por data com as configurações de abertura e fechamento que a maioria das atividades possuem.

Colocando uma restrição, os alunos não conseguirão nem clicar na atividade e, em alguns casos, a atividade ficará completamente escondida.

Nota Requer que os alunos alcancem uma determinada nota em outra atividade para que, após isso, esta atividade fique disponível.
Grupo Restringe/libera a atividade ou recurso a membros de grupos específicos.
Perfil do usuário Restringe/libera a atividade ou recurso tendo como base algum campo do perfil do usuário. Nome, sobrenome, telefone, cidade, endereço de e-mail são exemplos de campos que podem ser utilizados.
Grupo de restrição Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.