Restrições de acesso: mudanças entre as edições
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<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Restringe/libera a atividade ou recurso usando como requisito a conclusão de outra atividade/recurso. | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Restringe/libera a atividade ou recurso usando como requisito a conclusão de outra atividade/recurso. | ||
'''Importante: Esta opção só se torna disponível se o acompanhamento e conclusão de curso estiver habilitado nas configurações da disciplina. Dúvidas? Consulte a seção [[Acompanhamento e conclusão de curso]].''' | '''Importante: Esta opção só se torna disponível se o acompanhamento e conclusão de curso estiver habilitado nas configurações da disciplina. Dúvidas? Consulte a seção [[Acompanhamento de conclusão|Acompanhamento e conclusão de curso]].''' | ||
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Edição das 00h08min de 7 de novembro de 2023
As restrições de acesso configuram-se como estratégias que habilitam ou desabilitam determinado conteúdo baseado em um ou mais critérios. Em linhas gerais, essa funcionalidade possibilita que o professor restrinja determinadas atividades, recursos, ou mesmo tópicos inteiros, levando em conta critérios, como por exemplo, data, nota, grupo, campo do perfil do usuário, visualização/conclusão de recurso/atividade, ou até mesmo a combinação desses critérios. Esta funcionalidade é ideal para o desenvolvimento de percursos formativos automatizados, fazendo com que o conteúdo seguinte somente fique disponível após a interação com os recursos ou as atividades anteriores.
Pense na seguinte situação: o professor deseja aplicar duas avaliações aos seus alunos, mas quer que a segunda atividade fique disponível ao aluno somente após a conclusão da primeira. Esta situação pode ser resolvida utilizando restrições de acesso.
Outra situação: o professor dividiu os alunos dentro da sala em dois grupos, ele quer então que o grupo 1 tenha acesso à atividade 1, e o grupo 2 tenha acesso à atividade 2. Esta situação também pode ser resolvida utilizando restrições.
Configurando as restrições de acesso
Para habilitar restrições em atividades, recursos, ou mesmo em um tópico, acesse o menu "Restringir acesso". Este menu está nas configurações de qualquer objeto, seja recurso ou atividade.
Caminho: [Qualquer atividade ou recurso] > Editar > Editar configurações > Restringir acesso.
Funcionalidade | Descrição |
Conclusão da atividade | Restringe/libera a atividade ou recurso usando como requisito a conclusão de outra atividade/recurso.
Importante: Esta opção só se torna disponível se o acompanhamento e conclusão de curso estiver habilitado nas configurações da disciplina. Dúvidas? Consulte a seção Acompanhamento e conclusão de curso. |
Data | Permite que a atividade ou recurso esteja disponível somente a partir de determinada data/hora ou até determinada data/hora.
Importante: não confunda a restrição por data com as configurações de abertura e fechamento que a maioria das atividades possuem. Colocando uma restrição, os alunos não conseguirão nem clicar na atividade e, em alguns casos, a atividade ficará completamente escondida. |
Nota | Requer que os alunos alcancem uma determinada nota em outra atividade para que, após isso, esta atividade fique disponível. |
Grupo | Restringe/libera a atividade ou recurso a membros de grupos específicos. |
Perfil do usuário | Restringe/libera a atividade ou recurso tendo como base algum campo do perfil do usuário. Nome, sobrenome, telefone, cidade, endereço de e-mail são exemplos de campos que podem ser utilizados. |
Grupo de restrição | Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles. |