Produtos Educacionais: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Produtos Educacionais.png]]
[[Arquivo:Produtos Educacionais.png]]
Nesta página você encontrará uma seleção de Produtos Educacionais desenvolvidos em Mestrados e Doutorados Profissionais, que envolvem o AVEA Moodle e tecnologias educacionais.
<table style="border: 3px solid #064e43; margin: 15px auto; font-size: 15px; width: 100%;">
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #064e43; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 30%">Autores</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #064e43; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Artigo</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">
* Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas
* Guilherme Ribeiro Rostas</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. [https://books.scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174-08.pdf Acesso]'''</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">
* Dinorá  de  Fátima  Gonçalves  Moraes
* Guilherme  Saramago  de  Oliveira
* Núbia  dos  Santos Saad</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''Educação a Distância on-line: novas perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. [https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/26/20 Acesso]'''<br>
'''Trecho do resumo''': Este artigo, parte integrante de uma investigação de natureza bibliográfica, apresenta e analisa as principais ideias teóricas e práticas relacionadas  ao  Ambiente  Virtual  de  Aprendizagem  (AVA) [...].  O  texto  enfatiza as  principais  características  e funções  do    ambiente  Virtual  de  Aprendizagem  (AVA)  e  as contribuições  que  pode  possibilitar  para  a  organização  do  trabalho docente e para o aprimoramento do processo de ensinar e aprender.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">
* Cleber Cicero MagnagnagnoI
* Monica Parente RamosI Lucila
* Maria Pesce de OliveiraI</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. [https://www.scielo.br/j/rbem/a/VWzZ6BGGjVjhqywtrH5ckDJ/?format=pdf&lang=pt Acesso]'''<br>
'''Trecho do resumo:''' O presente artigo tem como objetivo estudar o uso dos recursos do Moodle e discutir seu potencial pedagógico em três cursos de especialização a distância da Universidade Federal de São Paulo. [...] O estudo concluiu que, embora o Moodle tenha como focos principais a interação e construção colaborativa de conhecimento [...]  o processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao uso do Moodle e das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, parece ter assumido uma tendência mais próxima das premissas da abordagem tradicional de ensino.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">
* Simone Fernandes Gonçalves
* Amanda Cristiane Naves
* Edneusa Lima Silva</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''Uso da plataforma Moodle como recurso de mediação pedagógica nos cursos de graduação da faculdade SulFluminense. [https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/700/513 Acesso]'''<br>
'''Trecho do resumo:''' O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">
* Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva
* Claudia Aparecida Rosário dos Santos
* Ângela Maria Sebastião Nardin</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''Conhecendo a plataforma Moodle e suas ferramentas para o ensino e aprendizagem. [https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6519/2508 Acesso]'''<br>
'''Trecho do resumo:''' Esse artigo é dividido em três subtítulos, onde um explicará como funciona o ''software'', as ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem e, por fim, uma mostra de instituição que se utiliza da plataforma para trabalhos, ''quizzes,'' questionários e fóruns, que são algumas das ferramentas encontradas no software.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">
* Sandra Regina Santana Costa
*
* Barbara Cristina Duqueviz
* Regina Lúcia Sucupira Pedroza</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. [https://www.scielo.br/j/pee/a/NwwLwRTRTdBDmXWW4Nq7ByS/?format=pdf&lang=pt Acesso]'''<br>
'''Trecho do resumo:''' Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">
* Fabiana dos Santos Almeida
* Daniela da Costa Britto Pereira Lima
* Kelly Cristina da Silva Ruas</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''O uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. [https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1442/835 Acesso]<br>
'''Trecho do resumo:''' O artigo  apresenta  a  análise  de  aspectos  que  possibilitam  a  inserção  das  tecnologias  digitais  nas duas primeiras etapas da Educação Básica, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir da elaboração  e  implantação  de  políticas  públicas  no  Brasil.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">
* Paula Diogo Oliveira
* Ana Margarida Veiga Simão
* Paula Costa Ferreira</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. [https://www.scielo.br/j/cp/a/YwWxm7hXkXgd5DnbH4Y9tcv/?format=pdf&lang=pt Acesso]<br>
'''Trecho do resumo:''' Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">
* Paula Bianchi
* Giovani De Lorenzi Pires</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;">'''A inserção curricular das TIC na formação de professores. [https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6736/pdf Acesso]<br>
'''Trecho do resumo:''' O presente trabalho investiga a sua inserção curricular na formação de professores em três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. [...] Concluímos  que  a  futura  geração  de  professores,  que  está  sendo  formada  atualmente  pelos currículos  das  universidades  investigadas  tende  a  continuar  com  profundas  dificuldades  em intervir pedagogicamente com as ferramentas tecnológicas no contexto escolar.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">
* Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
* José de Pinho Alves Filho
* Elcio Schuhmacher</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;">'''As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. [https://www.scielo.br/j/ciedu/a/CQDVrhwXNPYtWzyzSTk4XFf/?format=pdf&lang=pt Acesso]'''<br>
'''Trecho do resumo:''' Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. [...] Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático [...].</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #c8e3df;"></td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #e7f3f1;"></td>
</tr>
</table>
{{#css:
  p:nth-child(2):not(p-font) {
    display: none;
  }
}}

Edição das 18h09min de 15 de novembro de 2023

Produtos Educacionais.png

Nesta página você encontrará uma seleção de Produtos Educacionais desenvolvidos em Mestrados e Doutorados Profissionais, que envolvem o AVEA Moodle e tecnologias educacionais.

Autores Artigo
  • Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas
  • Guilherme Ribeiro Rostas
O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem: uma questão de comunicação. Acesso
  • Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Núbia dos Santos Saad
Educação a Distância on-line: novas perspectivas no desenvolvimento da prática pedagógica. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo, parte integrante de uma investigação de natureza bibliográfica, apresenta e analisa as principais ideias teóricas e práticas relacionadas  ao  Ambiente  Virtual  de  Aprendizagem  (AVA) [...]. O texto enfatiza as principais características e funções do ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as contribuições que pode possibilitar para a organização do trabalho docente e para o aprimoramento do processo de ensinar e aprender.
  • Cleber Cicero MagnagnagnoI
  • Monica Parente RamosI Lucila
  • Maria Pesce de OliveiraI
Estudo sobre o Uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp. Acesso
Trecho do resumo: O presente artigo tem como objetivo estudar o uso dos recursos do Moodle e discutir seu potencial pedagógico em três cursos de especialização a distância da Universidade Federal de São Paulo. [...] O estudo concluiu que, embora o Moodle tenha como focos principais a interação e construção colaborativa de conhecimento [...] o processo de ensino e aprendizagem, no que concerne ao uso do Moodle e das ferramentas disponibilizadas pelo AVA, parece ter assumido uma tendência mais próxima das premissas da abordagem tradicional de ensino.
  • Simone Fernandes Gonçalves
  • Amanda Cristiane Naves
  • Edneusa Lima Silva
Uso da plataforma Moodle como recurso de mediação pedagógica nos cursos de graduação da faculdade SulFluminense. Acesso
Trecho do resumo: O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação.
  • Márcia Cristina Cordeiro Toledo da Silva
  • Claudia Aparecida Rosário dos Santos
  • Ângela Maria Sebastião Nardin
Conhecendo a plataforma Moodle e suas ferramentas para o ensino e aprendizagem. Acesso
Trecho do resumo: Esse artigo é dividido em três subtítulos, onde um explicará como funciona o software, as ferramentas que auxiliam o processo de aprendizagem e, por fim, uma mostra de instituição que se utiliza da plataforma para trabalhos, quizzes, questionários e fóruns, que são algumas das ferramentas encontradas no software.
  • Sandra Regina Santana Costa
  • Barbara Cristina Duqueviz
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza
Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Acesso
Trecho do resumo: Neste artigo, temos como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC – como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais, levando em consideração as mudanças nas interações sociais na sociedade contemporânea que contribuem para a constituição da subjetividade desses jovens.
  • Fabiana dos Santos Almeida
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima
  • Kelly Cristina da Silva Ruas
O uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. Acesso
Trecho do resumo: O artigo apresenta a análise de aspectos que possibilitam a inserção das tecnologias digitais nas duas primeiras etapas da Educação Básica, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a partir da elaboração e implantação de políticas públicas no Brasil.
  • Paula Diogo Oliveira
  • Ana Margarida Veiga Simão
  • Paula Costa Ferreira
A autorregulação percebida como preditora da utilização de recursos no Moodle. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo pretendeu investigar a relação entre a percepção dos alunos sobre o planeamento, execução e autoavaliação da aprendizagem e a seleção de recursos e atividades do Moodle.
  • Paula Bianchi
  • Giovani De Lorenzi Pires
A inserção curricular das TIC na formação de professores. Acesso
Trecho do resumo: O presente trabalho investiga a sua inserção curricular na formação de professores em três universidades recém-criadas na região Sul do Brasil. [...] Concluímos  que  a  futura  geração  de  professores,  que  está  sendo  formada  atualmente  pelos currículos  das  universidades  investigadas  tende  a  continuar  com  profundas  dificuldades  em intervir pedagogicamente com as ferramentas tecnológicas no contexto escolar.
  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
  • José de Pinho Alves Filho
  • Elcio Schuhmacher
As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Acesso
Trecho do resumo: Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. [...] Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático [...].