Atribuições dos bolsistas UAB: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 18: Linha 18:


= Coordenação Adjunta UAB =
= Coordenação Adjunta UAB =
Auxiliar o Coordenador UAB em todas suas atribuições


participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
* Auxiliar o Coordenador UAB em todas suas atribuições
 
* participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
* participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
 
* manter arquivo com as informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Programa UAB;
manter arquivo com as informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Programa UAB;
* verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;
 
* verificar “in loco” a adequação da infraestrutura dos pólos ao objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES;
verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;
* realizar, em conjunto com os coordenadores de cursos, o planejamento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no programa;
 
* acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
verificar “in loco” a adequação da infraestrutura dos pólos ao objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES;
 
realizar, em conjunto com os coordenadores de cursos, o planejamento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no programa;
 
acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;


= Professor formador =
= Professor formador =
Linha 48: Linha 42:


= Coordenação de Curso =
= Coordenação de Curso =
coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso
participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição de Ensino
participar do grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno
realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso;
elaborar, em conjunto com o corpo docente do curso, o sistema de avaliação do aluno;


participar dos fóruns virtuais e presenciais da área de atuação;
* coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso
 
* participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição de Ensino
realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de alunos;, em conjunto com o coordenador UAB
* participar do grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno
 
* realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso;
acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
* elaborar, em conjunto com o corpo docente do curso, o sistema de avaliação do aluno;
 
* participar dos fóruns virtuais e presenciais da área de atuação;
verificar “in loco” o bom andamento dos cursos.
* realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de alunos;, em conjunto com o coordenador UAB
 
* acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
acompanhar e supervisionar as atividades: dos tutores, dos professores, do coordenador de tutoria e dos coordenadores de pólo;
* verificar “in loco” o bom andamento dos cursos.
 
* acompanhar e supervisionar as atividades: dos tutores, dos professores, do coordenador de tutoria e dos coordenadores de pólo;
informar para o coordenador UAB a relação mensal de bolsistas aptos e inaptos para recebimento
* informar para o coordenador UAB a relação mensal de bolsistas aptos e inaptos para recebimento
 
* auxiliar o coordenador UAB na elaboração da planilha financeira do curso.
auxiliar o coordenador UAB na elaboração da planilha financeira do curso.


= Tutoria =
= Tutoria =
mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;
acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;


apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
* mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;
 
* acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;
* apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
 
* manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;
estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;
* estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;
 
* colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
* participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;
 
* elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;
* participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
 
* apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos, em especial na aplicação de avaliações.
elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
 
participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
 
apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos, em especial na aplicação de avaliações.


= Coordenação de polo =
= Coordenação de polo =
acompanhar e coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do pólo;
garantir às atividades da UAB a prioridade de uso da infra-estrutura do pólo;;
participar das atividades de capacitação e atualização.
elaborar e encaminhar à UAB/DED/CAPES, relatório semestral das atividades no pólo, ou quando solicitado;
elaborar e encaminhar à coordenação do curso, relatório de frequência e desempenho dos tutores e técnicos atuantes no pólo;
acompanhar as atividades de ensino, presenciais e a distância;
acompanhar e gerenciar o recebimento de materiais no pólo, e a entrega dos materiais didáticos aos alunos;
zelar pela a infra-estrutura do pólo;
relatar problemas enfrentados pelos alunos ao coordenador do curso;
articular, junto às IPES presentes no pólo de apoio presencial, a distribuição e o uso das instalações do pólo para a realização das atividades dos diversos cursos;
organizar, junto com as IPES presentes no pólo, calendário acadêmico e administrativo que regulamente as atividades dos alunos no pólo;
articular-se com o mantenedor do pólo com o objetivo de prover as necessidades materiais, de pessoal e de ampliação do pólo;


receber e prestar informações aos avaliadores externos do MEC.
* acompanhar e coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do pólo;
* garantir às atividades da UAB a prioridade de uso da infra-estrutura do pólo;;
* participar das atividades de capacitação e atualização.
* elaborar e encaminhar à UAB/DED/CAPES, relatório semestral das atividades no pólo, ou quando solicitado;
* elaborar e encaminhar à coordenação do curso, relatório de frequência e desempenho dos tutores e técnicos atuantes no pólo;
* acompanhar as atividades de ensino, presenciais e a distância;
* acompanhar e gerenciar o recebimento de materiais no pólo, e a entrega dos materiais didáticos aos alunos;
* zelar pela a infra-estrutura do pólo;
* relatar problemas enfrentados pelos alunos ao coordenador do curso;
* articular, junto às IPES presentes no pólo de apoio presencial, a distribuição e o uso das instalações do pólo para a realização das atividades dos diversos cursos;
* organizar, junto com as IPES presentes no pólo, calendário acadêmico e administrativo que regulamente as atividades dos alunos no pólo;
* articular-se com o mantenedor do pólo com o objetivo de prover as necessidades materiais, de pessoal e de ampliação do pólo;
* receber e prestar informações aos avaliadores externos do MEC.

Edição das 10h48min de 24 de abril de 2024

As atribuições descritas aqui foram disponibilizadas pela CAPES, no manual de atribuições de bolsistas UAB.

Coordenação Geral UAB

  • coordenar as atividades dos cursos ofertados pela Instituição de Ensino, no âmbito do Sistema UAB;
  • realizar reuniões periódicas com os coordenadores dos cursos, tendo em vista a gestão de todas as atividades acadêmico-operacionais;
  • receber e avaliar os relatórios de desenvolvimento dos cursos elaborados pelos coordenadores de curso e coordenadores de pólo;
  • participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
  • participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
  • encaminhar relatórios semestrais de acompanhamento e avaliação das atividades dos cursos à UAB /DED/CAPES, ou quando for solicitado;
  • realizar cadastramento e controle de bolsistas .
  • encaminhar as fichas de cadastro de bolsistas, mediante ofício;
  • encaminhar o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo II), devidamente assinado, à UAB/DE/CAPES.
  • encaminhar relatório de bolsistas para pagamento, mediante oficio;
  • fazer a certificação dos lotes de pagamento de bolsas;
  • acompanhar a aplicação financeira dos recursos liberados para o desenvolvimento e oferta dos cursos;
  • fazer a prestação de contas dos recursos liberados pelo MEC;

Coordenação Adjunta UAB

  • Auxiliar o Coordenador UAB em todas suas atribuições
  • participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
  • participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
  • manter arquivo com as informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Programa UAB;
  • verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;
  • verificar “in loco” a adequação da infraestrutura dos pólos ao objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES;
  • realizar, em conjunto com os coordenadores de cursos, o planejamento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no programa;
  • acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;

Professor formador

  • Desenvolver as atividades docentes na capacitação de coordenadores, professores e tutores mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de capacitação;
  • Participar das atividades de docência das disciplinas curriculares do curso;
  • Participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia na modalidade a distância;
  • Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino;
  • Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em disciplinas ou conteúdos sob sua coordenação;
  • Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de curso;
  • Apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da disciplina;
  • Desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação do aluno;
  • Desenvolver pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade a distância;
  • Elaborar relatórios semestrais sobre as atividades de ensino no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/ MEC, ou quando solicitado.

Coordenação de Curso

  • coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso
  • participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição de Ensino
  • participar do grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno
  • realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso;
  • elaborar, em conjunto com o corpo docente do curso, o sistema de avaliação do aluno;
  • participar dos fóruns virtuais e presenciais da área de atuação;
  • realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de alunos;, em conjunto com o coordenador UAB
  • acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
  • verificar “in loco” o bom andamento dos cursos.
  • acompanhar e supervisionar as atividades: dos tutores, dos professores, do coordenador de tutoria e dos coordenadores de pólo;
  • informar para o coordenador UAB a relação mensal de bolsistas aptos e inaptos para recebimento
  • auxiliar o coordenador UAB na elaboração da planilha financeira do curso.

Tutoria

  • mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;
  • acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
  • apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
  • manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;
  • estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;
  • colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
  • participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;
  • elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
  • participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
  • apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos, em especial na aplicação de avaliações.

Coordenação de polo

  • acompanhar e coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do pólo;
  • garantir às atividades da UAB a prioridade de uso da infra-estrutura do pólo;;
  • participar das atividades de capacitação e atualização.
  • elaborar e encaminhar à UAB/DED/CAPES, relatório semestral das atividades no pólo, ou quando solicitado;
  • elaborar e encaminhar à coordenação do curso, relatório de frequência e desempenho dos tutores e técnicos atuantes no pólo;
  • acompanhar as atividades de ensino, presenciais e a distância;
  • acompanhar e gerenciar o recebimento de materiais no pólo, e a entrega dos materiais didáticos aos alunos;
  • zelar pela a infra-estrutura do pólo;
  • relatar problemas enfrentados pelos alunos ao coordenador do curso;
  • articular, junto às IPES presentes no pólo de apoio presencial, a distribuição e o uso das instalações do pólo para a realização das atividades dos diversos cursos;
  • organizar, junto com as IPES presentes no pólo, calendário acadêmico e administrativo que regulamente as atividades dos alunos no pólo;
  • articular-se com o mantenedor do pólo com o objetivo de prover as necessidades materiais, de pessoal e de ampliação do pólo;
  • receber e prestar informações aos avaliadores externos do MEC.