Aproveitamento do espaço

De GuiaEaD
Revisão de 19h42min de 8 de dezembro de 2017 por Thaisa (discussão | contribs)

Seja qual for o formato de sala, é importante utilizar seu espaço corretamente. Recursos e atividades devem ser agrupados e organizados levando em conta a totalidade do espaço da sala, isso facilita o entendimento por parte dos estudantes e contribui muito para o correto andamento da disciplina.

Antes de postar o material na sala, é importante fazer um planejamento e definir como a disciplina será dividida, se por semanas, tópicos, unidades de estudo, temas ou bimestres, por exemplo. Nos casos em que o curso já possui um "modelo" de sala previamente definido, esse planejamento é mais fácil.

Um erro muito comum é colocar todos os objetos em um único tópico, por exemplo:

Organização do espaço - Errado.png

Warning.png Problemas nesse tipo de organização do espaço:

Os objetos (recursos e atividades) estão em um único tópico, mais precisamente no tópico introdutório. Observe que os recursos e as atividades, por mais que estejam bem nomeados, não criam um fluxo de pensamento entre leitura, assimilação e resolução da atividade.

A disposição dos objetos dessa forma pressupõe que o professor foi, ao longo do tempo, criando os recursos e as atividades sem se preocupar com a relação entre um e outro, isso dificulta muito o entendimento por parte do estudante.


Estes mesmos recursos e atividades, dispostos de maneira a utilizar a totalidade do espaço da sala:

Organização do espaço - Correto.png

Correct.png Vantagens deste tipo de organização do espaço:

Os objetos (recursos e atividades) não estão mais em apenas um tópico. Observe que eles foram agrupados por tópico, o que torna a disposição dos objetos mais fácil de entender. Esta divisão pode ser feita também por semana, unidades de estudos ou qualquer outra forma de agrupar o material, o importante é que os recursos e as atividades não sejam dispostos em apenas um tópico.

Além de utilizar melhor o espaço da sala, outra prática importante é organizar os objetos na sala virtual para melhorar a compreensão de quem estiver participando da disciplina. Para entender melhor, consulte a seção organização dos objetos na sala virtual.