Atribuições dos bolsistas UAB
As atribuições descritas aqui foram disponibilizadas pela CAPES, no manual de atribuições de bolsistas UAB.
Coordenação Geral UAB
• coordenar as atividades dos cursos ofertados pela Instituição de Ensino, no âmbito do Sistema UAB;
• realizar reuniões periódicas com os coordenadores dos cursos, tendo em vista a gestão de todas as atividades acadêmico-operacionais;
• receber e avaliar os relatórios de desenvolvimento dos cursos elaborados pelos coordenadores de curso e coordenadores de pólo;
• participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
• participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
• encaminhar relatórios semestrais de acompanhamento e avaliação das atividades dos cursos à UAB /DED/CAPES, ou quando for solicitado;
• realizar cadastramento e controle de bolsistas .
• encaminhar as fichas de cadastro de bolsistas, mediante ofício;
• encaminhar o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo II), devidamente assinado, à UAB/DE/CAPES.
• encaminhar relatório de bolsistas para pagamento, mediante oficio;
• fazer a certificação dos lotes de pagamento de bolsas;
• acompanhar a aplicação financeira dos recursos liberados para o desenvolvimento e oferta dos cursos;
• fazer a prestação de contas dos recursos liberados pelo MEC;
Coordenação Adjunta UAB
• Auxiliar o Coordenador UAB em todas suas atribuições
• participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
• participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
• manter arquivo com as informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Programa UAB;
• verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;
• verificar “in loco” a adequação da infraestrutura dos pólos ao objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES;
• realizar, em conjunto com os coordenadores de cursos, o planejamento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no programa;
• acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
Professor formador
- Desenvolver as atividades docentes na capacitação de coordenadores, professores e tutores mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de capacitação;
- Participar das atividades de docência das disciplinas curriculares do curso;
- Participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia na modalidade a distância;
- Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino;
- Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em disciplinas ou conteúdos sob sua coordenação;
- Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de curso;
- Apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da disciplina;
- Desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação do aluno;
- Desenvolver pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade a distância;
- Elaborar relatórios semestrais sobre as atividades de ensino no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/ MEC, ou quando solicitado.
Coordenação de Curso
• coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso
• participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição de Ensino
• participar do grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno
• realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso;
• elaborar, em conjunto com o corpo docente do curso, o sistema de avaliação do aluno;
• participar dos fóruns virtuais e presenciais da área de atuação;
• realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de alunos;, em conjunto com o coordenador UAB
• acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
• verificar “in loco” o bom andamento dos cursos.
• acompanhar e supervisionar as atividades: dos tutores, dos professores, do coordenador de tutoria e dos coordenadores de pólo;
• informar para o coordenador UAB a relação mensal de bolsistas aptos e inaptos para recebimento
• auxiliar o coordenador UAB na elaboração da planilha financeira do curso.
Tutoria
• mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;
• acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
• apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
• manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;
• estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;
• colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
• participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;
• elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
• participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
• apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos, em especial na aplicação de avaliações.
Coordenação de polo
• acompanhar e coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do pólo;
• garantir às atividades da UAB a prioridade de uso da infra-estrutura do pólo;;
• participar das atividades de capacitação e atualização.
• elaborar e encaminhar à UAB/DED/CAPES, relatório semestral das atividades no pólo, ou quando solicitado;
• elaborar e encaminhar à coordenação do curso, relatório de frequência e desempenho dos tutores e técnicos atuantes no pólo;
• acompanhar as atividades de ensino, presenciais e a distância;
• acompanhar e gerenciar o recebimento de materiais no pólo, e a entrega dos materiais didáticos aos alunos;
• zelar pela a infra-estrutura do pólo;
• relatar problemas enfrentados pelos alunos ao coordenador do curso;
• articular, junto às IPES presentes no pólo de apoio presencial, a distribuição e o uso das instalações do pólo para a realização das atividades dos diversos cursos;
• organizar, junto com as IPES presentes no pólo, calendário acadêmico e administrativo que regulamente as atividades dos alunos no pólo;
• articular-se com o mantenedor do pólo com o objetivo de prover as necessidades materiais, de pessoal e de ampliação do pólo;
• receber e prestar informações aos avaliadores externos do MEC.