Autor(a) |
Programa |
Tese |
Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
|
Educação Científica e Tecnológica |
Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação. Palavras chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Obstáculos Epistemológicos. Obstáculos Didáticos. Obstáculos Estruturais. |
Cláudia Helena dos Santos Araújo
|
Educação |
Elementos constitutivos do trabalho pedagógico na docência online. Palavras chave: EAD; Docência Online; Educação e Tecnologia; Trabalho pedagógico; Teoria histórico-cultural; Abordagem instrumental |
Liliane Silveira Bonorino |
Educação |
Tecnologias Digitais emergentes na educação superior: Contribuições e implicações aos percursos formativos dialógicos e auto(trans)formativos Palavras chave: Tecnologias digitais. Contextos e tecnologias digitais emergentes. Processos auto(trans)formativos. Políticas públicas. Práticas pedagógicas. |
Marindia Mattos Morisso |
Educação |
Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA). Palavras chave: Physical Education. Recursos Educacionais Abertos (REA). Materiais Didáticos. (Co)authorship. Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP). |
Elisangela Ribas dos Santos |
Educação em Ciências e Matemática |
Aprendizagem adaptativa por meio da experiência de aprendizagem mediada. Palavras chave: Personalização do ensino e da aprendizagem. Aprendizagem Adaptativa. Experiência de Aprendizagem Mediada. MOOC - Massive Open Online Course. |
João Américo Tomaz de Aquino |
Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias |
O processo de implantação e aceitação do uso de tecnologia digital de informação e comunicação por professores do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Londrina. Palavras chave: Ciências Contábeis. Professores. Tecnologia digital. Teoria de Aceitação da tecnologia. |
Ione Aparecida Neto Rodrigues |
Estudos de linguagens |
Avaliação pedagógica em contextos mediados pelas tecnologias digitais. Palavras chave: Avaliação Pedagógica. Educação a Distância. Avaliação Formativa. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Prática Avaliativa |
Miriam Pavani |
Educação |
Os processos de desenvolvimento de MOOCS em instituições estaduais de ensino superior no estado de São Paulo. Palavras chave: Massive Open Online Course. Internacionalização da Educação. Mercantilização. Plataformas de Ensino. |
Anahy Arriche Fazio |
Educação em Ciências |
Ações mediadas do professor-tutor na EAD : processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências. Palavras chave: Ciência Ensino Educação a distância Curadoria Ensino de ciências Indagação dialógica Ação mediada Professores tutores Wells, Gordon (1917-1999). |
Jiani Cardoso da Roza |
Educação |
Aprendizagem na/da docência digital na perspectiva do b-learning e do TPACK na produção compartilhada de novas pedagogias. Palavras chave: Formação docente. Saberes pedagógico-tecnológicos. Aprendizagem na/da docência digital. Blended Learning. TPACK. |
Giovanni Ferreira de Farias |
Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento |
Um framework para implementação de PBL no Moodle. Palavras chave: Problem-Based Learning. PBL. Moodle. Framework. Metodologias Ativas de Aprendizagem. |
Aparecida Maria Xenofonte de Pinho |
Estudos de Linguagem |
Ambiente de aprendizagem na Educação a Distância: contribuições da Semiótica. Palavras chave: Educação a distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Semiótica. Interação. |
Maria Mizota Tamada |
Informática |
Predição de Evasão de Cursos Técnicos em EaD através de Técnicas de Aprendizado de Máquina em Duas Etapas. Palavras chave: Educação a Distância. Predição de Evasão. Modelos de agrupamento e classificação. Logs do Moodle. Ensino Técnico. |
Natália Nakano |
Ciência da Informação |
Princípios do Design da Informação na Curadoria Digital de Ambientes Virtuais de Aprendizagem sob a perspectiva da Ciência da Informação. Palavras chave: Informação e Tecnologia. Design da Informação. Curadoria Digital. Educação à Distância. E-learning. |