Atribuições dos bolsistas UAB

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As atribuições descritas aqui foram disponibilizadas pela CAPES, no manual de atribuições de bolsistas UAB.

Coordenação Geral UAB

  • coordenar as atividades dos cursos ofertados pela Instituição de Ensino, no âmbito do Sistema UAB;
  • realizar reuniões periódicas com os coordenadores dos cursos, tendo em vista a gestão de todas as atividades acadêmico-operacionais;
  • receber e avaliar os relatórios de desenvolvimento dos cursos elaborados pelos coordenadores de curso e coordenadores de pólo;
  • participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;
  • participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;
  • encaminhar relatórios semestrais de acompanhamento e avaliação das atividades dos cursos à UAB /DED/CAPES, ou quando for solicitado;
  • realizar cadastramento e controle de bolsistas .
  • encaminhar as fichas de cadastro de bolsistas, mediante ofício;
  • encaminhar o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo II), devidamente assinado, à UAB/DE/CAPES.
  • encaminhar relatório de bolsistas para pagamento, mediante oficio;
  • fazer a certificação dos lotes de pagamento de bolsas;
  • acompanhar a aplicação financeira dos recursos liberados para o desenvolvimento e oferta dos cursos;
  • fazer a prestação de contas dos recursos liberados pelo MEC;

Coordenação Adjunta UAB

Auxiliar o Coordenador UAB em todas suas atribuições

participar de grupos de trabalho instituído pela UAB, visando o aprimoramento e adequação do Sistema;

participar de grupos de trabalho no âmbito da IPES para o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos;

manter arquivo com as informações relativas aos cursos desenvolvidos na IPES no âmbito do Programa UAB;

verificar “in loco” o bom andamento dos cursos;

verificar “in loco” a adequação da infraestrutura dos pólos ao objetivos dos cursos, enviando relatórios periódicos a DED/CAPES;

realizar, em conjunto com os coordenadores de cursos, o planejamento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no programa;

acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;

Professor formador

  • Desenvolver as atividades docentes na capacitação de coordenadores, professores e tutores mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de capacitação;
  • Participar das atividades de docência das disciplinas curriculares do curso;
  • Participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia na modalidade a distância;
  • Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino;
  • Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em disciplinas ou conteúdos sob sua coordenação;
  • Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de curso;
  • Apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da disciplina;
  • Desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação do aluno;
  • Desenvolver pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade a distância;
  • Elaborar relatórios semestrais sobre as atividades de ensino no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/ MEC, ou quando solicitado.

Coordenação de Curso

coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso

participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição de Ensino

participar do grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaboração de materiais didáticos para a modalidade a distância e sistema de avaliação do aluno

realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e capacitação dos profissionais envolvidos no curso;

elaborar, em conjunto com o corpo docente do curso, o sistema de avaliação do aluno;

participar dos fóruns virtuais e presenciais da área de atuação;

realizar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de alunos;, em conjunto com o coordenador UAB

acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;

verificar “in loco” o bom andamento dos cursos.

acompanhar e supervisionar as atividades: dos tutores, dos professores, do coordenador de tutoria e dos coordenadores de pólo;

informar para o coordenador UAB a relação mensal de bolsistas aptos e inaptos para recebimento

auxiliar o coordenador UAB na elaboração da planilha financeira do curso.

Tutoria

mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;

acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;

apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;

manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;

estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;

colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;

participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino;

elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;

participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;

apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos, em especial na aplicação de avaliações.

Coordenação de polo

acompanhar e coordenar as atividades docentes, discentes e administrativas do pólo;

garantir às atividades da UAB a prioridade de uso da infra-estrutura do pólo;;

participar das atividades de capacitação e atualização.

elaborar e encaminhar à UAB/DED/CAPES, relatório semestral das atividades no pólo, ou quando solicitado;

elaborar e encaminhar à coordenação do curso, relatório de frequência e desempenho dos tutores e técnicos atuantes no pólo;

acompanhar as atividades de ensino, presenciais e a distância;

acompanhar e gerenciar o recebimento de materiais no pólo, e a entrega dos materiais didáticos aos alunos;

zelar pela a infra-estrutura do pólo;

relatar problemas enfrentados pelos alunos ao coordenador do curso;

articular, junto às IPES presentes no pólo de apoio presencial, a distribuição e o uso das instalações do pólo para a realização das atividades dos diversos cursos;

organizar, junto com as IPES presentes no pólo, calendário acadêmico e administrativo que regulamente as atividades dos alunos no pólo;

articular-se com o mantenedor do pólo com o objetivo de prover as necessidades materiais, de pessoal e de ampliação do pólo;

receber e prestar informações aos avaliadores externos do MEC.