As dimensões que compõem o Moodle: mudanças entre as edições
(Criou página com 'Em construção') |
Sem resumo de edição |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos. | |||
Prezando pela concisão e organização metodológica da pesquisa, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: [[Funcionalidades no Moodle|funcionalidades]], [[Recursos no Moodle (4.1)|recursos]] e [[Atividades no Moodle|atividades]]. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais. | |||
[[Arquivo:Dimensões de análise do Moodle.png|miniaturadaimagem|500x500px]] | |||
Cabe esclarecer, ainda, que não há aqui a pretensão de esgotar todas as funcionalidades, recursos e as atividades que constituem e representam o Moodle, mas sim, apresentar ao leitor as suas características fundamentais como ponto de partida para uma compreensão deste AVEA em sua totalidade. |
Edição das 23h16min de 24 de julho de 2023
O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.
Prezando pela concisão e organização metodológica da pesquisa, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: funcionalidades, recursos e atividades. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais.
Cabe esclarecer, ainda, que não há aqui a pretensão de esgotar todas as funcionalidades, recursos e as atividades que constituem e representam o Moodle, mas sim, apresentar ao leitor as suas características fundamentais como ponto de partida para uma compreensão deste AVEA em sua totalidade.