Papéis no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 4: Linha 4:


== Os papéis no Moodle ==
== Os papéis no Moodle ==
<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Funcionalidade</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px;">Descrição</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Papéis no Moodle|Papéis]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Contextos no Moodle|Contextos]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Curso (sala de aula virtual)|Curso (sala virtual)]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo ''online''.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Grupos no Moodle|Grupos]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Blocos no Moodle|Blocos]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Restrições de acesso]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Acompanhamento de conclusão]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu ''status'' naquele momento.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Notas no Moodle|Notas]]'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''''[[Plugins no Moodle|Plugins]]'''''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.</td>
</tr>
<tr>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''Parâmetros de configuração'''</td>
  <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.</td>
</tr>
</table>
{{#css:
  a{
    color: #007DC6;
  }
  a:visited{
    color: #005689;
  }
}}

Edição das 10h38min de 16 de agosto de 2023

Papéis no Moodle.png

Os papéis configuram-se como uma das principais funcionalidades disponíveis no Moodle. Por meio deles, é possível atribuir um conjunto de permissões aos usuários, determinando quais ações eles podem realizar em um determinado contexto. Os papéis são essenciais para a organização pedagógica e administrativa do Moodle. Fazendo uma analogia entre o Moodle e uma escola tradicional (presencial), os papéis seriam uma representação virtual das funções e dos agentes que compõem o organograma de uma escola.

Em uma generalização rápida e para efeito de analogia, considere-se uma escola com as seguintes funções e agentes: diretoria, secretaria, professores e estudantes, onde cada função possui as suas atribuições, responsabilidades e limites de atuação. Os papéis no Moodle, em analogia às funções e aos agentes dessa escola, se comportam de forma parecida. Cada papel tem um conjunto de atribuições (permissões), que possibilitam o acesso e a manipulação em diferentes espaços (contextos). Esses papéis também estabelecem os limites de atuação de cada usuário, determinando as ações que ele pode realizar em cada espaço.

Os papéis no Moodle

Funcionalidade Descrição
Papéis Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.
Contextos Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.
Curso (sala virtual) O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online.
Grupos São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.
Blocos Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.
Restrições de acesso Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.
Acompanhamento de conclusão Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento.
Notas Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.
Plugins Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.
Parâmetros de configuração Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.