Blocos no Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 7: Linha 7:
== Definindo os principais blocos ==
== Definindo os principais blocos ==


<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 80%; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 90%; margin: 15px auto; font-size: 15px;">
<tr>
<tr>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Funcionalidade</td>
   <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Funcionalidade</td>

Edição das 12h30min de 16 de agosto de 2023

Blocos no Moodle.png

Os blocos constituem-se como módulos e ferramentas que agregam funcionalidades ao Moodle. Eles são adicionados mais comumente nas salas virtuais, agregando funcionalidades pedagógicas e organizacionais ao curso. Principais blocos nativos ao Moodle: administração, atividades recentes, calendário, HTML, navegação, próximos eventos e usuário logado.

Adicionando blocos à sala virtual

Em construção

Definindo os principais blocos

Funcionalidade Descrição
Papéis Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.
Contextos Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.
Curso (sala virtual) O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online.
Grupos São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.
Blocos Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.
Restrições de acesso Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.
Acompanhamento de conclusão Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento.
Notas Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.
Plugins Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.
Parâmetros de configuração Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.