Blocos no Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 7: | Linha 7: | ||
== Definindo os principais blocos == | == Definindo os principais blocos == | ||
<table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: | <table style="border: 3px solid #007DC6; max-width: 90%; margin: 15px auto; font-size: 15px;"> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Funcionalidade</td> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #007DC6; color: #fff; font-weight: bold; font-size: 16px; width: 14%">Funcionalidade</td> |
Edição das 12h30min de 16 de agosto de 2023
Os blocos constituem-se como módulos e ferramentas que agregam funcionalidades ao Moodle. Eles são adicionados mais comumente nas salas virtuais, agregando funcionalidades pedagógicas e organizacionais ao curso. Principais blocos nativos ao Moodle: administração, atividades recentes, calendário, HTML, navegação, próximos eventos e usuário logado.
Adicionando blocos à sala virtual
Em construção
Definindo os principais blocos
Funcionalidade | Descrição |
Papéis | Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle. |
Contextos | Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA. |
Curso (sala virtual) | O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online. |
Grupos | São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso. |
Blocos | Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA. |
Restrições de acesso | Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles. |
Acompanhamento de conclusão | Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento. |
Notas | Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares. |
Plugins | Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele. |
Parâmetros de configuração | Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema. |