As dimensões que compõem o Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(8 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.[[Arquivo:Dimensões de análise do Moodle.png|miniaturadaimagem|500x500px|As dimensões consideradas para análise do Moodle]]Prezando pela concisão e organização metodológica da pesquisa, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: [[Funcionalidades no Moodle|funcionalidades]], [[Recursos no Moodle (4.1)|recursos]] e [[Atividades no Moodle|atividades]]. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais.
O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos [[Arquivo:Dimensões de análise do Moodle.png|miniaturadaimagem|400x400px|As dimensões consideradas para análise do Moodle]]e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.  
 
Prezando pela concisão e organização metodológica deste espaço formativo, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: [[Funcionalidades no Moodle|funcionalidades]], [[Recursos no Moodle (4.1)|recursos]] e [[Atividades no Moodle|atividades]]. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais.
 
'''Neste Guia de formação, as três dimensões serão aprofundadas em suas principais características.'''
 
'''Acesse:'''
 
* [[Funcionalidades no Moodle|Funcionalidades]]
* [[Recursos no Moodle (4.1)|Recursos]]
* [[Atividades no Moodle|Atividades]]
 
== Conheça mais sobre as dimensões que caracterizam o Moodle ==
<youtube>UMbHUug2zXg</youtube>

Edição atual tal como às 19h13min de 6 de fevereiro de 2024

O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos

As dimensões consideradas para análise do Moodle

e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.

Prezando pela concisão e organização metodológica deste espaço formativo, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: funcionalidades, recursos e atividades. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais.

Neste Guia de formação, as três dimensões serão aprofundadas em suas principais características.

Acesse:

Conheça mais sobre as dimensões que caracterizam o Moodle