As dimensões que compõem o Moodle: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.[[Arquivo:Dimensões de análise do Moodle.png|miniaturadaimagem|500x500px|As dimensões consideradas para análise do Moodle]]Prezando pela concisão e organização metodológica deste espaço formativo, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: [[Funcionalidades no Moodle|funcionalidades]], [[Recursos no Moodle (4.1)|recursos]] e [[Atividades no Moodle|atividades]]. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais.
O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.[[Arquivo:Dimensões de análise do Moodle.png|miniaturadaimagem|500x500px|As dimensões consideradas para análise do Moodle]]Prezando pela concisão e organização metodológica deste espaço formativo, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: [[Funcionalidades no Moodle|funcionalidades]], [[Recursos no Moodle (4.1)|recursos]] e [[Atividades no Moodle|atividades]]. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais.


Neste Guia de formação, as três dimensões serão aprofundadas em suas principais características.
'''Neste Guia de formação, as três dimensões serão aprofundadas em suas principais características.'''


* [[Funcionalidades no Moodle|Funcionalidades]]
* [[Funcionalidades no Moodle|Funcionalidades]]
* [[Recursos no Moodle (4.1)|Recursos]]
* [[Recursos no Moodle (4.1)|Recursos]]
* [[Atividades no Moodle|Atividades]]
* [[Atividades no Moodle|Atividades]]

Edição das 22h25min de 10 de agosto de 2023

O que torna o Moodle um AVEA versátil e capaz de atender a diferentes metodologias e modalidades de ensino, é a gama de funcionalidades, recursos e atividades que ele disponibiliza. Por funcionalidades, compreende-se as características que determinam o comportamento e a finalidade do sistema (IEEE, 2008). Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.

As dimensões consideradas para análise do Moodle

Prezando pela concisão e organização metodológica deste espaço formativo, optou-se por apresentar o Moodle levando em conta três dimensões: funcionalidades, recursos e atividades. Essas três dimensões em conjunto, quando tratadas com maior profundidade, conseguem representar o AVEA em seus aspectos principais.

Neste Guia de formação, as três dimensões serão aprofundadas em suas principais características.