Restrições de acesso
As restrições de acesso configuram-se como estratégias que habilitam ou desabilitam determinado conteúdo baseado em um ou mais critérios. Em linhas gerais, essa funcionalidade possibilita que o professor restrinja determinadas atividades, recursos, ou mesmo tópicos inteiros, levando em conta critérios, como por exemplo, data, nota, grupo, campo do perfil do usuário, visualização/conclusão de recurso/atividade, ou até mesmo a combinação desses critérios. Esta funcionalidade é ideal para o desenvolvimento de percursos formativos automatizados, fazendo com que o conteúdo seguinte somente fique disponível após a interação com os recursos ou as atividades anteriores.
Pense na seguinte situação: o professor deseja aplicar duas avaliações aos seus alunos, mas quer que a segunda atividade fique disponível ao aluno somente após a conclusão da primeira. Esta situação pode ser resolvida utilizando restrições de acesso.
Outra situação: o professor dividiu os alunos dentro da sala em dois grupos, ele quer então que o grupo 1 tenha acesso à atividade 1, e o grupo 2 tenha acesso à atividade 2. Esta situação também pode ser resolvida utilizando restrições.
Configurando as restrições de acesso
Para habilitar restrições em atividades, recursos, ou mesmo em um tópico, acesse o menu "Restringir acesso". Este menu está nas configurações de qualquer objeto, seja recurso ou atividade.
Caminho: [Qualquer atividade ou recurso] > Editar > Editar configurações > Restringir acesso.
Funcionalidade | Descrição |
Papéis | Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle. |
Contextos | Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA. |
Curso (sala virtual) | O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online. |
Grupos | São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso. |
Blocos | Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA. |
Restrições de acesso | Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles. |
Acompanhamento de conclusão | Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento. |
Notas | Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares. |
Plugins | Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele. |
Parâmetros de configuração | Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema. |