Restrições de acesso

De GuiaEaD
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As restrições de acesso configuram-se como estratégias que habilitam ou desabilitam determinado conteúdo baseado em um ou mais critérios. Em linhas gerais, essa funcionalidade possibilita que o professor restrinja determinadas atividades, recursos, ou mesmo tópicos inteiros, levando em conta critérios, como por exemplo, data, nota, grupo, campo do perfil do usuário, visualização/conclusão de recurso/atividade, ou até mesmo a combinação desses critérios. Esta funcionalidade é ideal para o desenvolvimento de percursos formativos automatizados, fazendo com que o conteúdo seguinte somente fique disponível após a interação com os recursos ou as atividades anteriores.

Pense na seguinte situação: o professor deseja aplicar duas avaliações aos seus alunos, mas quer que a segunda atividade fique disponível ao aluno somente após a conclusão da primeira. Esta situação pode ser resolvida utilizando restrições de acesso.

Outra situação: o professor dividiu os alunos dentro da sala em dois grupos, ele quer então que o grupo 1 tenha acesso à atividade 1, e o grupo 2 tenha acesso à atividade 2. Esta situação também pode ser resolvida utilizando restrições.

Configurando as restrições de acesso

Para habilitar restrições em atividades, recursos, ou mesmo em um tópico, acesse o menu "Restringir acesso". Este menu está nas configurações de qualquer objeto, seja recurso ou atividade.

Caminho: [Qualquer atividade ou recurso] > Editar > Editar configurações > Restringir acesso.

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Funcionalidade Descrição
Papéis Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.
Contextos Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.
Curso (sala virtual) O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online.
Grupos São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.
Blocos Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.
Restrições de acesso Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.
Acompanhamento de conclusão Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento.
Notas Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.
Plugins Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.
Parâmetros de configuração Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.