Funcionalidades no Moodle: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
(13 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Arquivo:ImgGuiaEaDFuncionalidades.svg|esquerda|134x134px]] | |||
[[Arquivo:Funcionalidades_no_Moodle.png|925x925px|miniaturadaimagem|Infográfico sobre as '''funcionalidades''' no Moodle e suas possibilidades educativas. Clique, acesse e faça download!]] | |||
No âmbito do desenvolvimento de ''software'', entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)<ref>IEEE COMPUTER SOCIETY. '''IEEE 829''': IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: <nowiki>http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf</nowiki>. Acesso em: 24 dez. 2022.</ref>. O Moodle, configurando-se como um sistema ''online'' para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento. | No âmbito do desenvolvimento de ''software'', entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)<ref>IEEE COMPUTER SOCIETY. '''IEEE 829''': IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: <nowiki>http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf</nowiki>. Acesso em: 24 dez. 2022.</ref>. O Moodle, configurando-se como um sistema ''online'' para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento. | ||
[[Recursos no Moodle (4.1)|Recursos]] e [[Atividades no Moodle|atividades]] também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos. | |||
'''As principais funcionalidades nativas[[Funcionalidades no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]] ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:''' | '''As principais funcionalidades nativas[[Funcionalidades no Moodle#footnote1|<sup>1</sup>]] ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:''' | ||
Linha 9: | Linha 13: | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;"> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Papéis no Moodle|Papéis]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;"> | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Contextos no Moodle|Contextos]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Curso (sala de aula virtual)|Curso (sala virtual)]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo ''online''.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Grupos no Moodle|Grupos]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Blocos no Moodle|Blocos]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Restrições de acesso]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''[[Acompanhamento de conclusão]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu ''status'' naquele momento.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''[[Notas no Moodle|Notas]]'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">'''''[[Plugins no Moodle|Plugins]]'''''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #BAE7FF;">Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
<tr> | <tr> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">'''Parâmetros de configuração'''</td> | ||
<td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: # | <td style="border: 2px solid #fff; padding: 5px; background: #E6F5FF;">Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema.</td> | ||
</tr> | </tr> | ||
</table> | </table> | ||
{{#css: | |||
a{ | |||
color: #007DC6; | |||
} | |||
a:visited{ | |||
color: #005689; | |||
} | |||
}} | |||
----[[Funcionalidades no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA. | ----[[Funcionalidades no Moodle#footnote1back|<sup>1</sup>]] Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA. |
Edição atual tal como às 15h15min de 26 de junho de 2023
No âmbito do desenvolvimento de software, entende-se por funcionalidades de um sistema, as características e os atributos que determinam o comportamento, o desempenho e a finalidade desse sistema (IEEE, 2008)[1]. O Moodle, configurando-se como um sistema online para mediação da aprendizagem, possui diversas funcionalidades pedagógicas e administrativas que, em conjunto, determinam o seu modo de funcionamento.
Recursos e atividades também se constituem como funcionalidades desse sistema, mas que no Moodle, por uma questão de nomenclatura e de organização, convém descrevê-los em um escopo à parte. Para fins didáticos, nos momentos em que não se faz necessário diferenciá-los, faremos referência aos recursos e as atividades como objetos.
As principais funcionalidades nativas1 ao Moodle estão descritas no Quadro abaixo:
Funcionalidade | Descrição |
Papéis | Conjunto de permissões que determinam o que o usuário pode realizar em um determinado contexto. Estudante, moderador, professor e administrador são exemplos de papéis disponíveis no Moodle. |
Contextos | Espaços em que papéis e permissões podem ser atribuídos aos usuários do Moodle. Sistema, categoria, curso, bloco e atividade são os contextos disponíveis neste AVEA. |
Curso (sala virtual) | O principal contexto no Moodle. É nesse espaço em que as aulas efetivamente acontecem. Um curso é composto por recursos, atividades, blocos, estudantes, professores e demais agentes envolvidos no processo educativo online. |
Grupos | São abstrações de usuários no contexto do curso. É uma forma de agrupar um conjunto de usuários em subconjuntos menores dentro de um mesmo curso. |
Blocos | Espaços disponíveis nas porções laterais do curso e em outros contextos do Moodle. Eles agregam funcionalidades pedagógicas e operacionais ao AVEA. |
Restrições de acesso | Habilita ou desabilita o acesso aos recursos, atividades ou mesmo tópicos, com base em um ou mais critérios. Nota, data, grupo e campo do perfil do usuário são alguns deles. |
Acompanhamento de conclusão | Estratégia que habilita os requisitos para o acompanhamento da conclusão de atividades. Quando habilitado, um ícone ou botão aparecerá em cada objeto, apresentando seu status naquele momento. |
Notas | Notas, categorias de nota e suas formas de agregação, estabelecem como se dará a composição das notas em um curso. Elas podem ser numéricas ou escalares. |
Plugins | Permitem o acoplamento de novas funcionalidades ao Moodle. Se constituem como módulos nativos do Moodle ou adicionais a ele. |
Parâmetros de configuração | Os mais variados. O Moodle dispõe de centenas de parâmetros de configuração que controlam o seu modo de funcionamento. Esses parâmetros, em grande parte, podem ser modificados apenas pelo administrador do sistema. |
1 Funcionalidades disponíveis em uma instalação padrão deste AVEA.
- ↑ IEEE COMPUTER SOCIETY. IEEE 829: IEEE Standard for Software and System Test Documentation. New York. 2008. 132 p. Disponível em: http://img105.job1001.com/upload/adminnew/2015-02-04/1423058832-HCSCIRY.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.