Cursos MOOC: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
|||
(35 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Arquivo:MOOC no Moodle.png]] | |||
Aqui você encontrará videoaulas e materiais sobre o desenvolvimento de cursos de auformação (MOOC) no Moodle. Clique aqui e veja mais! | |||
== O que são cursos MOOC? == | |||
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (''Massive Open Online Courses''). Oferecidos por meio de [[Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)|Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs)]], os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer: | |||
O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento. | |||
=Metodologia= | |||
Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado. | |||
Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC ''(Massive Open Online Courses)'' ou Curso Aberto, mais especificamente o '''Curso de Ambientação para EaD''', com carga horária de 20h. | |||
A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada. | |||
'''Requisitos:''' [[Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA - Moodle)|Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle '''(com papel de professor)''']]'''.''' | |||
= Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento = | = Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento = | ||
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"> | <div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"><div class="card"> | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first">Por que um curso MOOC?</li> | <li class="item first">Por que um curso MOOC?</li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[[O que caracteriza um curso MOOC?]] | ||
<li class="item"> | </li> | ||
<li class="item">[[Por que um curso MOOC no Moodle?]] | |||
<li class="item"> | </li> | ||
<li class="item">[[Instituições que ofertam cursos MOOC]] | |||
<li class="item"> | </li> | ||
<li class="item">[[MOOC: Métricas para seleção e produção de materiais|Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC]] | |||
</ul> | </li></ul> | ||
</div>__NOTOC__ | </div>__NOTOC__ | ||
Linha 19: | Linha 32: | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first">Planejamento do curso e organização do material</li> | <li class="item first">Planejamento do curso e organização do material</li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[[O planejamento do curso MOOC|O planejamento do curso]] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=JmF5DKyNH3c O repositório de trabalho (arquivos e diretórios)] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=DX0v7ny2mH0 Mapa de atividades] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=uKvdC_mowyo Orientações (organização do curso)] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=_pIN6LVwaLs O que o estudante vai aprender no curso?] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=0hK7D693y1c Questionários avaliativos] | |||
</li> | |||
</ul> | </ul> | ||
</div> | </div> | ||
Linha 35: | Linha 54: | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first">As configurações iniciais na sala virtual</li> | <li class="item first">As configurações iniciais na sala virtual</li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=en27mNkTtCU Parâmetros de configuração da sala (menu configurações)] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=9rhHyxUsgmU Adicionando os blocos laterais] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=javyazUKm_0 Alterando o editor de textos para o ATTO (opcional)] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=Fq9qh2rXOJA Criando os rótulos do tópico zero (objetos visuais)] | ||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=kzHpOIC0jYs Os canais de comunicação] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=iknxy2vEM4M Página de orientações sobre o curso] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=9IB_9yBE_FI Percurso formativo: O que o estudante vai aprender neste curso!] | |||
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=V35BWvoh6RY Criando a pesquisa para mapear o público do curso] | |||
</li> | |||
</ul> | </ul> | ||
</div> | </div> | ||
Linha 47: | Linha 74: | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first">Os rótulos, orientações e organização dos tópicos</li> | <li class="item first">Os rótulos, orientações e organização dos tópicos</li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=WkzgICiMzu8 Título e descrição dos tópicos] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=UnP3cYIWGYA Título e descrição do tópico 6 e do tópico de certificação] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=sC-_fnAUD8U Separadores de conteúdo] | ||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=Nx0j1FWhK1s Avisos de conclusão do tópico] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=VJ_mLy5BHNA&ab_channel=EaDIFG Blocos laterais de orientações e avisos (HTML)] | |||
</li></ul> | |||
</div> | </div> | ||
</div> | </div> | ||
= No Moodle: | = No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas) = | ||
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"> | <div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"> | ||
<div class="card"> | <div class="card"> | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first"> | <li class="item first">Os materiais didáticos (recursos no Moodle)</li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[[Recursos no Moodle (4.1)|Quais recursos utilizar para disponibilizar os materiais do curso?]] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=whXSAz8c0Vk Construindo os materiais de apoio (Páginas)] | ||
<li class="item"> | </li> | ||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=jfEWN68Ol4k O Glossário de termos como material didático] | |||
<li class="item"> | </li> | ||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=pOlOyKaN530 Upload do material complementar (Arquivo)] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=8_pEflEW-p8 Disponibilizando os materiais de apoio (Links - URLs)] | |||
</li></ul> | |||
</div> | </div> | ||
<div class="card"> | <div class="card"> | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first"> | <li class="item first">As atividades formativas e avaliativas</li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[[Atividades no Moodle|As atividades no Moodle: Quais vamos utilizar?]] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=-AhdTi2e13Q Criando o fórum de apresentação (Tópico 1)] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=V6P4Z2Tc46M Criando as atividades dos tópicos 2 e 3 (Páginas)] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=IY0vrnHX0qQ Criando a base de dados (Tópico 5)] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=HimDVYQi7pU Quiz do tópico 1 (Questionário)] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=e90usj2Mkow Quiz do tópico 2 (Palavra cruzada)] | |||
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=VizbjiH2Lk4 Quiz do tópico 3 (Questionário)] | |||
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=fBtGzL6_m9k Quiz do tópico 4 (Questionário)] | |||
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=cMwD3qY-n8E Quiz Final (Questionário)] | |||
</li> | |||
</ul> | </ul> | ||
</div> | </div> | ||
Linha 88: | Linha 129: | ||
<div class="card"> | <div class="card"> | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first"> | <li class="item first">A organização das notas e o certificado de conclusão</li> | ||
<li class="item"> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=BGpjUYygNrc Conferindo os valores das atividades e o somatório total do curso] | ||
</li> | |||
<li class="item"> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=EijtQp18Gcs Criando o template do certificado: Canva e modelos prontos] | ||
</li> | |||
<li class="item"> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=t4binFjGExQ Criando e configurando o certificado no Moodle] | ||
</li></ul> | |||
</div> | </div> | ||
<div class="card"> | <div class="card"> | ||
<ul> | <ul> | ||
<li class="item first"> | <li class="item first">Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala</li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=GmNJg9_7nsw Habilitando o acompanhamento de conclusão no curso] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=9QF7ayNun6k Habilitando a conclusão nos materiais de estudo] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item"></li> | <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=x31mHtg7FD0 Habilitando a conclusão nas atividades] | ||
<li class="item"></li> | </li> | ||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=HF8d6P1kcBc Restringindo as atividades e os tópicos de acordo com com as conclusões] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=HWWNVJyZ6nc Explicando melhor a estrutura das restrições no curso] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=EFAMUTIWu6A Criando a Pesquisa de avaliação do curso] | |||
</li> | |||
<li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=AmgL5VIrPOw Configurando a emissão automática do certificado de conclusão] | |||
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=82eDVHI_utQ Criando rótulos com avisos dinâmicos sobre a situação do estudante no curso] | |||
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=sPipdhOSQXc Configurando o método de inscrição] | |||
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=piccvjiocM8 Ajustes finais no curso] | |||
</li><li class="item">[[Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições]] | |||
</li> | |||
</ul> | </ul> | ||
</div> | </div> | ||
</div> | |||
= No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle = | |||
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"> | |||
<div class="card"> | |||
<ul> | |||
<li class="item first">E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento</li> | |||
<li class="item">[[Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso]] | |||
</li> | |||
<li class="item">[[Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)]] | |||
</li> | |||
<li class="item">[[Orientações e dicas operacionais]] | |||
</li></ul> | |||
</div> | |||
</div> | </div> | ||
{{#css: | {{#css: | ||
.card { | .card { | ||
margin-bottom: 1.3rem !important; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: | margin-bottom: 1.3rem !important; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 47%; margin-top: 10px; float: left; | ||
} | } | ||
Linha 123: | Linha 188: | ||
position: relative; | position: relative; | ||
display: block; | display: block; | ||
padding: 0. | padding: 0.30rem 0.60rem; | ||
background-color: #fff; | background-color: #fff; | ||
border: 1px solid rgba(0, 0, 0, 0.25); | border: 1px solid rgba(0, 0, 0, 0.25); | ||
Linha 172: | Linha 237: | ||
margin-bottom: 1.3rem !important; flex: 0 0 90%; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 100%; | margin-bottom: 1.3rem !important; flex: 0 0 90%; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 100%; | ||
} | } | ||
} | |||
}} | |||
{{#css: | |||
p:nth-child(2):not(p-font) { | |||
display: none; | |||
} | } | ||
Edição atual tal como às 19h21min de 11 de novembro de 2023
Aqui você encontrará videoaulas e materiais sobre o desenvolvimento de cursos de auformação (MOOC) no Moodle. Clique aqui e veja mais!
O que são cursos MOOC?
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:
O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.
Metodologia
Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.
Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC (Massive Open Online Courses) ou Curso Aberto, mais especificamente o Curso de Ambientação para EaD, com carga horária de 20h.
A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.
Requisitos: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (com papel de professor).
Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento
- Planejamento do curso e organização do material
- O planejamento do curso
- O repositório de trabalho (arquivos e diretórios)
- Mapa de atividades
- Orientações (organização do curso)
- O que o estudante vai aprender no curso?
- Questionários avaliativos
Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos
- As configurações iniciais na sala virtual
- Parâmetros de configuração da sala (menu configurações)
- Adicionando os blocos laterais
- Alterando o editor de textos para o ATTO (opcional)
- Criando os rótulos do tópico zero (objetos visuais)
- Os canais de comunicação
- Página de orientações sobre o curso
- Percurso formativo: O que o estudante vai aprender neste curso!
- Criando a pesquisa para mapear o público do curso
- Os rótulos, orientações e organização dos tópicos
- Título e descrição dos tópicos
- Título e descrição do tópico 6 e do tópico de certificação
- Separadores de conteúdo
- Avisos de conclusão do tópico
- Blocos laterais de orientações e avisos (HTML)
No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas)
- As atividades formativas e avaliativas
- As atividades no Moodle: Quais vamos utilizar?
- Criando o fórum de apresentação (Tópico 1)
- Criando as atividades dos tópicos 2 e 3 (Páginas)
- Criando a base de dados (Tópico 5)
- Quiz do tópico 1 (Questionário)
- Quiz do tópico 2 (Palavra cruzada)
- Quiz do tópico 3 (Questionário)
- Quiz do tópico 4 (Questionário)
- Quiz Final (Questionário)
No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais
- A organização das notas e o certificado de conclusão
- Conferindo os valores das atividades e o somatório total do curso
- Criando o template do certificado: Canva e modelos prontos
- Criando e configurando o certificado no Moodle
- Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala
- Habilitando o acompanhamento de conclusão no curso
- Habilitando a conclusão nos materiais de estudo
- Habilitando a conclusão nas atividades
- Restringindo as atividades e os tópicos de acordo com com as conclusões
- Explicando melhor a estrutura das restrições no curso
- Criando a Pesquisa de avaliação do curso
- Configurando a emissão automática do certificado de conclusão
- Criando rótulos com avisos dinâmicos sobre a situação do estudante no curso
- Configurando o método de inscrição
- Ajustes finais no curso
- Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições
No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle
- E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento
- Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso
- Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)
- Orientações e dicas operacionais