Cursos MOOC: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(23 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:MOOC no Moodle.png]]
Aqui você encontrará videoaulas e materiais sobre o desenvolvimento de cursos de auformação (MOOC) no Moodle. Clique aqui e veja mais!
== O que são cursos MOOC? ==
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (''Massive Open Online Courses''). Oferecidos por meio de [[Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)|Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs)]], os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:
Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (''Massive Open Online Courses''). Oferecidos por meio de [[Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)|Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs)]], os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:


O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.
O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.
=Metodologia=
Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.
Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC ''(Massive Open Online Courses)'' ou Curso Aberto, mais especificamente o '''Curso de Ambientação para EaD''', com carga horária de 20h.
A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.


'''Requisitos:''' [[Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA - Moodle)|Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle '''(com papel de professor)''']]'''.'''
= Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento =
= Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento =
Nesta etapa você vai aprender:<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"><div class="card">
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;"><div class="card">
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">Por que um curso MOOC?</li>
       <li class="item first">Por que um curso MOOC?</li>
       <li class="item">O que caracteriza um curso MOOC?
       <li class="item">[[O que caracteriza um curso MOOC?]]
</li>
</li>
       <li class="item">Por que um curso MOOC no Moodle?
       <li class="item">[[Por que um curso MOOC no Moodle?]]
</li>
</li>
       <li class="item">Instituições que ofertam cursos MOOC
       <li class="item">[[Instituições que ofertam cursos MOOC]]
</li>
</li>
       <li class="item">A autoformação no IFG
       <li class="item">[[MOOC: Métricas para seleção e produção de materiais|Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC]]
</li>
      <li class="item">Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC
</li></ul>
</li></ul>
   </div>__NOTOC__
   </div>__NOTOC__
Linha 22: Linha 32:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">Planejamento do curso e organização do material</li>
       <li class="item first">Planejamento do curso e organização do material</li>
       <li class="item">O planejamento do curso
       <li class="item">[[O planejamento do curso MOOC|O planejamento do curso]]
</li>
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=JmF5DKyNH3c O repositório de trabalho (arquivos e diretórios)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=JmF5DKyNH3c O repositório de trabalho (arquivos e diretórios)]
Linha 40: Linha 50:


= Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos =
= Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos =
Nesta etapa você vai aprender:<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
   <div class="card">
   <div class="card">
     <ul>
     <ul>
Linha 78: Linha 88:


= No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas) =
= No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas) =
Nesta etapa você vai aprender:<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
   <div class="card">
   <div class="card">
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">Os materiais didáticos (recursos no Moodle)</li>
       <li class="item first">Os materiais didáticos (recursos no Moodle)</li>
       <li class="item">Quais recursos utilizar para disponibilizar os materiais do curso?
       <li class="item">[[Recursos no Moodle (4.1)|Quais recursos utilizar para disponibilizar os materiais do curso?]]
</li>
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=whXSAz8c0Vk Construindo os materiais de apoio (Páginas)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=whXSAz8c0Vk Construindo os materiais de apoio (Páginas)]
Linha 96: Linha 106:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">As atividades formativas e avaliativas</li>
       <li class="item first">As atividades formativas e avaliativas</li>
       <li class="item">As atividades no Moodle: Quais vamos utilizar?
       <li class="item">[[Atividades no Moodle|As atividades no Moodle: Quais vamos utilizar?]]
</li>
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=-AhdTi2e13Q Criando o fórum de apresentação (Tópico 1)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=-AhdTi2e13Q Criando o fórum de apresentação (Tópico 1)]
Linha 104: Linha 114:
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=IY0vrnHX0qQ Criando a base de dados (Tópico 5)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=IY0vrnHX0qQ Criando a base de dados (Tópico 5)]
</li>
</li>
       <li class="item">Quiz do tópico 1 (Questionário)
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=HimDVYQi7pU Quiz do tópico 1 (Questionário)]
</li>
</li>
       <li class="item">Quiz do tópico 2 (Palavra cruzada)
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=e90usj2Mkow Quiz do tópico 2 (Palavra cruzada)]
</li><li class="item">Quiz do tópico 3 (Questionário)
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=VizbjiH2Lk4 Quiz do tópico 3 (Questionário)]
</li><li class="item">Quiz do tópico 4 (Questionário)
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=fBtGzL6_m9k Quiz do tópico 4 (Questionário)]
</li><li class="item">Quiz Final (Questionário)
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=cMwD3qY-n8E Quiz Final (Questionário)]
</li>
</li>
     </ul>
     </ul>
Linha 116: Linha 126:


= No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais =
= No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais =
Nesta etapa você vai aprender:<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
   <div class="card">
   <div class="card">
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">A organização das notas e o certificado de conclusão</li>
       <li class="item first">A organização das notas e o certificado de conclusão</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=BGpjUYygNrc Conferindo os valores das atividades e o somatório total do curso]
      <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=EijtQp18Gcs Criando o template do certificado: Canva e modelos prontos]
      <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=t4binFjGExQ Criando e configurando o certificado no Moodle]
      <li class="item"></li>
</li></ul>
      <li class="item"></li>
    </ul>
   </div>
   </div>
   <div class="card">
   <div class="card">
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala</li>
       <li class="item first">Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=GmNJg9_7nsw Habilitando o acompanhamento de conclusão no curso]
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=9QF7ayNun6k Habilitando a conclusão nos materiais de estudo]
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=x31mHtg7FD0 Habilitando a conclusão nas atividades]
       <li class="item"></li>
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=HF8d6P1kcBc Restringindo as atividades e os tópicos de acordo com com as conclusões]
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=HWWNVJyZ6nc Explicando melhor a estrutura das restrições no curso]
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=EFAMUTIWu6A Criando a Pesquisa de avaliação do curso]
</li>
      <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=AmgL5VIrPOw Configurando a emissão automática do certificado de conclusão]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=82eDVHI_utQ Criando rótulos com avisos dinâmicos sobre a situação do estudante no curso]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=sPipdhOSQXc Configurando o método de inscrição]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=piccvjiocM8 Ajustes finais no curso]
</li><li class="item">[[Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições]]
</li>
     </ul>
     </ul>
   </div>
   </div>
Linha 143: Linha 163:


= No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle =
= No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle =
Nesta etapa você vai aprender:<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap;">  
   <div class="card">
   <div class="card">
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento</li>
       <li class="item first">E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento</li>
       <li class="item"></li>
       <li class="item">[[Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso]]
      <li class="item"></li>
</li>
      <li class="item"></li>
       <li class="item">[[Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)]]
       <li class="item"></li>
</li>
      <li class="item"></li>
       <li class="item">[[Orientações e dicas operacionais]]
       <li class="item"></li>
</li></ul>
      <li class="item"></li>
    </ul>
   </div>
   </div>
</div>
</div>
Linha 160: Linha 178:
{{#css:
{{#css:
   .card {
   .card {
     margin-bottom: 1.3rem !important; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 31%; margin-top: 10px; float: left;
     margin-bottom: 1.3rem !important; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 47%; margin-top: 10px; float: left;
   }
   }


Linha 170: Linha 188:
     position: relative;
     position: relative;
     display: block;
     display: block;
     padding: 0.50rem 0.60rem;
     padding: 0.30rem 0.60rem;
     background-color: #fff;
     background-color: #fff;
     border: 1px solid rgba(0, 0, 0, 0.25);
     border: 1px solid rgba(0, 0, 0, 0.25);
Linha 219: Linha 237:
       margin-bottom: 1.3rem !important; flex: 0 0 90%; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 100%;
       margin-bottom: 1.3rem !important; flex: 0 0 90%; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 100%;
     }
     }
  }
}}
{{#css:
  p:nth-child(2):not(p-font) {
    display: none;
   }
   }



Edição atual tal como às 19h21min de 11 de novembro de 2023

MOOC no Moodle.png

Aqui você encontrará videoaulas e materiais sobre o desenvolvimento de cursos de auformação (MOOC) no Moodle. Clique aqui e veja mais!

O que são cursos MOOC?

Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:

O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.

Metodologia

Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.

Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC (Massive Open Online Courses) ou Curso Aberto, mais especificamente o Curso de Ambientação para EaD, com carga horária de 20h.

A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.

Requisitos: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (com papel de professor).

Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento

Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos

No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas)

No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais

No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle