Cursos MOOC: mudanças entre as edições

De GuiaEaD
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(8 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:MOOC no Moodle.png]]
[[Arquivo:MOOC no Moodle.png]]
Aqui você encontrará videoaulas e materiais sobre o desenvolvimento de cursos de auformação (MOOC) no Moodle. Clique aqui e veja mais!


== O que são cursos MOOC? ==
== O que são cursos MOOC? ==
Linha 22: Linha 24:
</li>
</li>
       <li class="item">[[Instituições que ofertam cursos MOOC]]
       <li class="item">[[Instituições que ofertam cursos MOOC]]
</li>
      <li class="item">A autoformação no IFG
</li>
</li>
       <li class="item">[[MOOC: Métricas para seleção e produção de materiais|Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC]]
       <li class="item">[[MOOC: Métricas para seleção e produção de materiais|Métricas para seleção e produção de materiais didáticos nos cursos MOOC]]
Linha 32: Linha 32:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">Planejamento do curso e organização do material</li>
       <li class="item first">Planejamento do curso e organização do material</li>
       <li class="item">O planejamento do curso
       <li class="item">[[O planejamento do curso MOOC|O planejamento do curso]]
</li>
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=JmF5DKyNH3c O repositório de trabalho (arquivos e diretórios)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=JmF5DKyNH3c O repositório de trabalho (arquivos e diretórios)]
Linha 92: Linha 92:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">Os materiais didáticos (recursos no Moodle)</li>
       <li class="item first">Os materiais didáticos (recursos no Moodle)</li>
       <li class="item">Quais recursos utilizar para disponibilizar os materiais do curso?
       <li class="item">[[Recursos no Moodle (4.1)|Quais recursos utilizar para disponibilizar os materiais do curso?]]
</li>
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=whXSAz8c0Vk Construindo os materiais de apoio (Páginas)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=whXSAz8c0Vk Construindo os materiais de apoio (Páginas)]
Linha 106: Linha 106:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">As atividades formativas e avaliativas</li>
       <li class="item first">As atividades formativas e avaliativas</li>
       <li class="item">As atividades no Moodle: Quais vamos utilizar?
       <li class="item">[[Atividades no Moodle|As atividades no Moodle: Quais vamos utilizar?]]
</li>
</li>
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=-AhdTi2e13Q Criando o fórum de apresentação (Tópico 1)]
       <li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=-AhdTi2e13Q Criando o fórum de apresentação (Tópico 1)]
Linha 156: Linha 156:
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=sPipdhOSQXc Configurando o método de inscrição]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=sPipdhOSQXc Configurando o método de inscrição]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=piccvjiocM8 Ajustes finais no curso]
</li><li class="item">[https://www.youtube.com/watch?v=piccvjiocM8 Ajustes finais no curso]
</li><li class="item">Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições
</li><li class="item">[[Checklist do curso: links, recursos, atividades, conclusões e restrições]]
</li>
</li>
     </ul>
     </ul>
Linha 167: Linha 167:
     <ul>
     <ul>
       <li class="item first">E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento</li>
       <li class="item first">E o dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento</li>
       <li class="item">Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso
       <li class="item">[[Orientações e dicas para o acompanhamento pedagógico do curso]]
</li>
      <li class="item">Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)
</li>
      <li class="item">Orientações e dicas operacionais
</li>
</li>
       <li class="item">Desvendando o bloco "Progresso no curso”
       <li class="item">[[Envio de mensagem privada aos estudantes (situações importantes)]]
</li>
</li>
       <li class="item">Pesquisa de avaliação do curso
       <li class="item">[[Orientações e dicas operacionais]]
</li></ul>
</li></ul>
   </div>
   </div>
Linha 241: Linha 237:
       margin-bottom: 1.3rem !important; flex: 0 0 90%; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 100%;
       margin-bottom: 1.3rem !important; flex: 0 0 90%; padding-left: 10px; padding-right: 10px; position: relative; width: 100%;
     }
     }
  }
}}
{{#css:
  p:nth-child(2):not(p-font) {
    display: none;
   }
   }



Edição atual tal como às 19h21min de 11 de novembro de 2023

MOOC no Moodle.png

Aqui você encontrará videoaulas e materiais sobre o desenvolvimento de cursos de auformação (MOOC) no Moodle. Clique aqui e veja mais!

O que são cursos MOOC?

Os MOOCs são Cursos Online, Abertos e Massivos (Massive Open Online Courses). Oferecidos por meio de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), os MOOCs são gratuitos e visam atender a um grande número de estudantes. Neste espaço você vai conhecer:

O que caracteriza um MOOC. Por que criar e realizar um curso MOOC no Moodle. Planejamento do curso e organização do conteúdo. As configurações iniciais da sala virtual: parâmetros, blocos, canais de comunicação, separadores e informações importantes. Rótulos, orientações e organização dos tópicos. Materiais didáticos: página, livro, links e arquivos (os recursos no Moodle). Atividades, organização das notas e o certificado de conclusão. Acompanhamento de conclusão, restrições, método de inscrição e ajustes finais na sala. O dia a dia do curso no Moodle? Sugestões e estratégias de acompanhamento.

Metodologia

Apresentar o desenvolvimento do início ao fim de um curso de MOOC no Moodle. Para isso, partiremos do ponto em que o conteúdo já esteja desenvolvido/selecionado.

Para exemplificar, desenvolveremos juntos um curso de autoformação, no formato MOOC (Massive Open Online Courses) ou Curso Aberto, mais especificamente o Curso de Ambientação para EaD, com carga horária de 20h.

A proposta é que ao final você consiga desenvolver um curso de autoformação (MOOC), na sua área desejada.

Requisitos: Conhecimentos intermediários na plataforma Moodle (com papel de professor).

Introdução aos cursos MOOC e a importância do planejamento

Agora no Moodle: As configurações iniciais, rótulos, orientações e organização dos tópicos

No Moodle: Os materiais didáticos e as atividades (formativas e avaliativas)

No Moodle: A organização das notas, o certificado de conclusão, restrições, métodos de inscrição e ajustes finais

No Moodle: O dia a dia do curso no Moodle